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Tudo sobre estratégias de Inbound Marketing que o SouVistoo oferece

Conhecida como “Novo Marketing” ou “Marketing de Atração”, as estratégias de Inbound Marketing são valorizadas a cada dia por mais empresas.

Afinal, o desejo de qualquer empresa é conseguir que consumidores procurem seus produtos e/ou serviços, pois, as chances de transformá-los em clientes aumentam.

Interessado em fazer o seu negócio decolar com as estratégias de Inbound Marketing? Conheça tudo sobre essa ferramenta e como a Vistoo pode te ajudar.

O que é Inbound Marketing

O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias, isto é, ações desenvolvidas para encantar um público específico.

Portanto, o foco das estratégias de Inbound Marketing é criar conteúdos para que o seu público vá até sua empresa. Assim sendo, ao conseguir que os clientes se interessem pela sua marca será muito mais fácil fazer com que se tornem clientes.

Claro que não é qualquer tipo de conteúdo.

De modo geral os conteúdos produzidos são voltados para responder dúvidas, suprir necessidades e resolver problemas.

Portanto, para criar as estratégias para sua marca primeiramente é preciso se aprofundar no perfil do seu público. Desse modo, coletar diversas informações como, por exemplo:

  • Hábitos de consumo;
  • Gostos;
  • Medos;
  • Frustrações;
  • Problemas;
  • Necessidades;
  • Dúvidas.

Além disso, é preciso ter acesso a informações gerais como idade, sexo, se possui filhos, região que reside, profissão, cargo e outras.

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Principal característica do Inbound Marketing

Com o objetivo de encantar os consumidores a principal característica dessa ferramenta é a comunicação.

Em primeiro lugar os consumidores precisam se sentir a vontade para comentar, questionar e dar sugestões nos conteúdos.

Logo, você precisa interagir com seus potenciais futuros clientes para conquistá-los, assim como, com os atuais para mantê-los fieis a sua marca.

Além disso, os conteúdos são uma comunicação entre a sua marca e os consumidores, mas é preciso saber se comunicar para garantir bons resultados.

Leia também: Como fazer a gestão de redes sociais da sua empresa

Passos do Inbound Marketing

São 4 passos necessários do Inboud Marketing para desenvolver estratégias, são eles:

1.    Atrair

O primeiro passo do processo é atrair usuários desconhecidos para que se tornem visitantes regulares das suas páginas.

Para conseguir que isso aconteça é preciso produzir conteúdos relevantes para o seu público por meio das informações coletadas.

2.    Converter

Após atrair os visitantes você precisa fazer com que eles sejam uma oportunidade real para que consiga realizar as vendas.

Portanto, é necessário criar estratégias para que o máximo de visitantes se tornem leads.

3.    Vender

Para efetuar a venda você precisa identificar em qual estágio do funil de vendas (topo, meio ou fundo) o consumidor se encontra.

Pois, cada estágio necessita de estratégias diferentes para que você não perca o seu cliente.

4.    Encantar

Quando finaliza a venda a relação do cliente com a empresa não deve acabar, ou seja, é a oportunidade de torná-lo fiel a sua marca.

Além disso, clientes satisfeitos tendem a divulgar a marca para outros, e o famoso “boca a boca” é a melhor estratégia para o seu negócio.

Como criar estratégias de Inbound Marketing

Estratégias com a produção de conteúdos

O seu objetivo deve ser conseguir qualidade e não quantidade, ou seja, pessoas que realmente se interessem pelos seus conteúdos.

Para isso é preciso produzir conteúdos relevantes para o seu público e divulgar em alguns canais como, por exemplo:

  • Blog;
  • Site;
  • Mídias sociais.

Não se esqueça de que para criar conteúdos de qualidade, é preciso utilizar algumas estratégias como o marketing de conteúdo e SEO. Pois, só assim os usuários irão encontrar as suas páginas e se sentirão encantados.

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Estratégias com ferramentas para converter visitantes em leads

Para fazer com que os visitantes se tornem leads é preciso utilizar algumas ferramentas, assim como, criar estratégias para utilizar estas ferramentas.

As principais ferramentas de conversão de visitantes em leads são:

  • Call to Action

Também conhecida como CTA, essa chamada à ação é uma ótima ferramenta para converter leads, desse modo, são utilizadas frases como “se inscreva” ou “preencha”.

  • Landing pages

O landing pages consiste em fazer uma troca com o visitante, por exemplo, informe o seu e-mail para receber um e-book gratuito.

  • Formulários

Os formulários são ótimos aliados para converter leads, mas atenção às estratégias que irá utilizar. Pois, formulários longos são cansativos e os curtos podem não conter as informações necessárias.

Além dessas ferramentas é preciso outras para armazenar os dados dos visitantes, assim como, ferramentas para aumentar as conversões cada vez mais.

Estratégias com ferramentas para transformar leads em clientes

Após converter visitantes em leads é hora de transformá-los em potenciais clientes, e para isso é preciso utilizar algumas ferramentas e garantir boas estratégias. Algumas ferramentas são:

  • E-mail marketing

Essa ferramenta é essencial para que os leads continuem interessados pela sua marca.

  • Automação de marketing

Conduzir 100 leads pelo funil de vendas pode ser fácil, mas já pensou o trabalho para conduzir 1000 leads? As ferramentas de automação irão ajudar a conduzir seus leads, independente da quantidade.

  • Nutrição de leads

A nutrição serve para fazer com que o lead fique mais próximo da compra, esta é realizada por meio de uma sequência de e-mails.

  • Lead scoring

Durante o processo alguns leads podem perder o interesse pela marca, por isso é preciso utilizar a pontuação do lead scoring. Assim, você irá saber quais leads são prioridades para efetuar a oferta.

Estratégias para encantar clientes

A primeira estratégia para encantar clientes é oferecer apenas produtos e/ou serviços de qualidade, pois, a experiência do cliente irá impactar nas suas futuras vendas.

Além disso, para encantar os clientes, é preciso realizar algumas ações como, por exemplo:

  • Comunicação regular

Manter uma comunicação com o cliente é importante para que ele não se esqueça da sua marca.

  • Conteúdos relevantes
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O conteúdo que criou para suprir a necessidade do cliente já não é mais válido, pois, ele já efetuou a compra. Por isso, os novos conteúdos precisam ser relevantes de acordo com as novas necessidades.

Vistoo oferece estratégias de Inbound Marketing

consultoria

Como observou são muitas as estratégias de Inbound Marketing, mas você pode ter ajuda de uma consultoria especializada como a Seja Vistoo. Entre em contato com a nossa equipe e veja o seu negócio decolar.

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