Página Inicial » Marketing Digital » Simon Sinek: O segredo do sucesso do círculo dourado – Sou Vistoo

Simon Sinek: O segredo do sucesso do círculo dourado – Sou Vistoo

Se você tem, ou deseja abrir um negócio, certamente uma das primeiras coisas que deseja descobrir é o segredo do sucesso. Mas é claro que isso não é tão fácil, e também não é como uma receita de bolo, prontinha para ser aplicada. Contudo, a aplicação do círculo dourado pode ser uma ótima estratégia.

E você pode estar se perguntando, mas afinal, o que é isso?  Pois bem, tal conceito está diretamente ligado ao conceito de liderança e como aplica-la de forma eficiente.

Ficou interessado em saber mais sobre o círculo dourado ou círculo de ouro. Então acompanhe até o final este post e descubra tudo sobre esse conceito.

círculo dourado

Simon Sinek e o Golden Circle

Não podemos começar a falar sobre o Golden Cicle, círculo de ouro ou cículo dourado, como pode ser chamado, sem antes falarmos de seu criador: Simon Sinek.

Sinek é um inglês nascido em Winbledon, na Inglaterra. Formado em Direito nos Estados Unidos, ele começou então a trabalhar em agências de Publicidade em Nova York.

Atualmente, ele é um palestrante motivacional, consultor de marketing e escritor que é conhecido mundialmente e autor de vários livros. Um deles chamado de “Porque- como grandes líderes inspiram ação”, lançado no ano de 2009 que traz o conceito de círculo dourado.

Tal livro também foi uma de suas palestras mais notórias, onde muitas pessoas se inspiraram para montarem negócios de sucesso com base nessa ideia.

Mas o que é Golden Circle ou Círculo dourado?

O conceito de círculo dourado tem como foco trazer o segredo do sucesso para grandes, médios e pequenos empreendedores. Assim, com a aplicação correta do conceito, seria possível então estabelecer uma carreira de ascensão.

O círculo de ouro está diretamente ligado à liderança. E se apresenta através de um diagrama com três camadas: uma central, uma intermediária e uma nas extremidades. Nesse sentido, se você analisar o círculo, irá perceber que ele se assemelha muito com um tiro ao alvo.

Assim, a camada periférica tem o nome de “o quê”, a camada intermediária tem no nome de “ como” e a camada central tem o nome de “ por quê”. Observe a figura abaixo para que possa ter maior compreensão sobre o assunto.

círculo dourado

Entendendo o círculo dourado

Para que você possa entender o círculo dourado é importante compreender que para alcançar o sucesso é preciso ir além da primeira camada. Nesse caso, você precisa saber muito mais do que fazer.

Sinek explica em seu livro e em sua palestra que todas as empresas e empreendedores sabem o que fazem. Contudo, poucas entendem como fazer e raríssimas sabem o porquê.

Mas esse não é o caso de marcas mundialmente conhecidas e de sucesso, como é o caso da Apple.

O que ele na verdade quis dizer com isso, é que é preciso ir além, ou seja, as empresas precisam entender suas razões e suas funções. Além disso, precisam também compreender o valor de sua colaboração, um motivo para fazerem o que fazem.

Mas como aplicar isso nos negócios?

A aplicação do círculo dourado está diretamente envolvida em estratégias bem sucedidas de vendas.

Nesse caso, é preciso entender, primeiramente os conceitos de Ibound Marketing e Outbound Marketing.

Ibound Marketing consiste em uma estratégia de compartilhamento de conteúdo de qualidade com o público-alvo. Através dele, os clientes podem estabelecer um relacionamento mais próximo com a empresa, tirando dúvidas e passando sua mensagem de maneira contínua.

Diagnóstico do seu marketing

Pode-se dizer ainda, que no Ibound Marketing, as estratégias são voltadas para educar o consumidor, permitindo que ele mesmo tire suas conclusões e faça a escolha certa, proporcionando boas experiências de compras.

Outbound Marketing consiste no Marketing Convencional, como já conhecemos, e que embora ainda seja utilizado, vem dando espaço para o Ibound Marketing.

Contudo, é importante salientar que ambas as estratégias, quando aplicadas de maneira adequada, surtem resultados.

E dentro do circulo de ouro estas estratégias também possuem um papel fundamental. O Outbound Marketing, por exemplo, está voltado para o alvo “ o quê” do Golden circle, enquanto o Ibound Marketing tem uma atuação mais forte no “ por quê”.

Mas como se aplica estas estratégias nos negócios?

Aplicar o circulo dourado nos negócios trata-se da elaboração de um conjunto de diversas ações.

Vamos utilizar como exemplo a Apple para que você entenda melhor.

A Apple é uma marca mundialmente conhecida pela fabricação de iphones. E analisarmos seus anúncios, é possível observar que os mesmos sempre estão voltados no porquê de realizar a compra de seus produtos.

Por exemplo, quando você digita “Apple” no ícone de busca do Google, você encontra no topo da lista o seguinte anúncio:

“Descubra o mundo Inovador da Apple com iPhone, iPad, Apple Whatch, Mac e Apple TV. Explore acessórios, entretenimento e suporte especializado”.

Nessa chamada, é possível perceber que o anúncio convida o consumidor a entender o porquê de consumir os produtos da marca e o quanto isso pode ser bom para ele. Um exemplo típico de Ibound Marketing.

É claro que existe um trabalho muito maior em relação ao assunto. Pois já fomos condicionados ao ouvirmos a palavra “Apple” e associarmos a mesma ao símbolo da maçã e o empoderamento e ótima experiência de compra que os produtos da marca nos proporcionam.

Ou seja, nesse caso, não se vende apenas o produto, vende-se também a ideia, o desejo.

Então, o foco do Golden Circle é descobrir o porquê, estimulando que as marcas façam isso.

Circulo dourado e a valorização do cliente

O circulo dourado mostra que é preciso valorizar o cliente. Nesse caso, é preciso entender que todo consumidor compra um produto por diferentes razões, e não apenas pela necessidade.

Quando ele começa a fazer uma pesquisa de compra, busca solucionar seus problemas. Além disso, é preciso compreender que o ato de comprar deve ser prazeroso, trazer uma ótima experiência. Por isso é tão importante explorar o porquê dos produtos ou serviços de sua marca serem importantes para esse cliente.

E para fazer com que os clientes se apaixonem pela marca, é preciso fazer com que as pessoas que trabalham com a marca se apaixonem por ela, pois assim, também realizarão um trabalho de vendas gratuito.

Ou seja, não só os consumidores precisam gostar do produto ou serviço, mas você e toda a sua equipe.

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)