Página Inicial » Compra de Seguidores » Como a sua saúde mental interfere diretamente nos seus resultados profissionais

Como a sua saúde mental interfere diretamente nos seus resultados profissionais

Vivemos em uma época em que a saúde mental está cada vez mais valorizada, e no ambiente de trabalho não seria diferente. Isso porque não cuidar da sua saúde mental pode atrapalhar diretamente nos seus resultados profissionais.

Assim, independentemente da sua posição dentro da empresa é importante que você cuide da sua saúde mental. Além dos resultados, a instabilidade emocional pode afetar todas as áreas da sua vida, profissional e pessoal.

Deste modo, o post de hoje aborda mais o assunto e visa fazer você compreender como a sua saúde mental afeta diretamente nos seus resultados profissionais.

Como a saúde mental interfere nos resultados profissionais

Segundo dados do “The Burden of Mental Disorders in the Region of the Americas 2018”, o Brasil é um dos paises com maior indice de depressão, com 9,3% e ansiedade, com 7,5%, das Américas.

Para especialistas o ambiente de trabalho tem ligação direta com esse índices, uma vez que a produtividade exigida aumenta a exposição ao estresse. Assim, vivido diariamente se desenvolve para algo mais sério, como as doenças acima.

saúde mental, trabalho, produtividade, resultados

Como é de se esperar, a consequência dessas condições para o ambiente de trabalho é a queda de engajamento e resultados. No entanto, os sintomas nem sempre são aparentes e muitas vezes são notados quando é tarde demais, por isso, a importância de estar sempre atento.

Assim sendo, a saúde de mental interfere nos resultados profissionais da pessoa que sofre com a condição e também de toda a empresa, já que pode levar a atrasos e interrupções de tarefas, projetos e serviços, e eventualmente pode repercutir na reputação da empresa.

Sintomas e como cuidar da saúde mental no trabalho

Agora que entendemos como a saúde mental pode afetar diretamente nos seus resultados profissionais, entenda quais são os principais sintomas e como você pode cuidar da sua saúde mental no ambiente de trabalho.

Algumas mudanças sutis no seu comportamento que normalmente não seriam notadas podem ser indícios de que sua saúde mental esta prejudicada, como por exemplo:

  • Mais cansaço do que o normal;
  • Procrastinar mais;
  • Evitar ou se isolar dos colegas;
  • Ficar de mau humor;
  • Dificuldade para se motivar;
  • Cometer erros que não cometeria normalmente;
  • Ficar muito ansioso.
saúde mental, trabalho, produtividade, resultados

Alguns sinais mais sérios e prejudiciais também podem aparecer, como:

  • Crises de choro;
  • Explosões de raiva;
  • Faltas no trabalho;
  • Consumo exagerado de álcool;
  • Dormir menos;
  • Não cuidar da aparência e higiene pessoal como antes

Entretanto, existem algumas atitudes que podem te ajudar a cuidar da saúde mental e evitar os sintomas acima.

Falar sobre os seus sentimentos pode te ajudar a minimizar os momentos de estresse e sobrecarga. Desabafar não dever ser considerado uma fraqueza, pois, requer muita coragem para fazê-lo.

Não se isole, pois, os relacionamentos pessoais são essenciais para a nossa saúde mental. Assim, criar relações no trabalho pode ter um impacto positivo já que passamos a maior parte do tempo no trabalho.

Faça pequenas pausas, segundo o método pomodoro,uma pessoa consegue manter o foco em uma atividade por 25 minutos, após isso se torna mais difícil. Portanto, pequenas pausas durante o trabalho ajudam a manter o foco, reduzir a tensão e consequentemente aumentar a produtividade.

Peça ajuda  Às vezes mesmo com todos os cuidados é impossível se manter bem sozinho. Por isso, não hesite em pedir ajuda quando sentir que as coisas estão saindo do controle.  

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)