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Posicionamento de marketing: como ele impacta no branding

Engana-se quem acredita que as ações de posicionamento de marketing e branding são a mesma coisa. Desse modo, é essencial conhecer a diferença entre ambas, assim como, o impacto causado ao utilizar estas ferramentas.

É comum vermos muitas pessoas confusas com as estratégias de marketing, afinal, atualmente são mais de 50 ações disponíveis.

Sendo assim, confira a diferença entre posicionamento de marketing e branding e o impacto ao alinhar estas ações para sua marca.

Diferença entre posicionamento de marketing e branding

Para compreender a diferença entre posicionamento de marketing e branding, em primeiro lugar devemos abordar as principais características de cada um.

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O que é posicionamento de marketing?

O principal objetivo do posicionamento de marketing é a venda, logo, ele é um conjunto de estratégias para realizar a divulgação dos serviços da empresa.

Independente do objetivo de uma empresa como, por exemplo, fortalecer o relacionamento da marca com o público, as estratégias são voltadas para a venda.

O posicionamento de marketing está relacionado com o empenho de uma empresa em suprir as necessidades de consumo de clientes. Desse modo, se refere aos 4 Ps do marketing (Preço, Praça, Produto e Promoção).

O que é branding?

Ao contrário do posicionamento de marketing, o branding é um conjunto de ações para garantir uma boa reputação para a marca.

Portanto, não são apenas os consumidores que são envolvidos no processo, mas também, fornecedores, parceiros, colaboradores, diretores, sócios e a sociedade em geral.

Logo, as principais atividades do branding são:

  • Gestão da marca;
  • Compreensão de mercado;
  • Relações com o público;
  • Identidade visual.

Afinal, qual é a diferença entre posicionamento de marketing e branding?

Como pode observar o posicionamento de marketing visa às vendas, já o branding busca gerar experiências incríveis para o público.

A grande diferença entre ambas é que o marketing foca nos clientes e potenciais clientes da empresa. Pelo contrário, o branding engloba todas as pessoas, ou seja, até mesmo quem não é cliente.

planejamento

Para deixar essa diferença ainda mais clara observe as principais responsabilidades de cada ação:

  • Posicionamento de marketing

As principais responsabilidades dos profissionais de posicionamento de marketing são SEO, e-mail marketing, links patrocinados, Inbound Marketing, entre outras.

  • Branding

As principais responsabilidades dos profissionais de branding são missão, visão, valores, cultura da empresa, entre outras.

Como o posicionamento de marketing impacta o branding

Agora que você já sabe a diferença entre posicionamento de marketing e branding, é possível observar os impactos gerados ao utilizar estas duas ações.

Por exemplo, imagine que nas ações do branding da marca a sua empresa afirme que o atendimento é personalizado. Mas, nas ações de posicionamento esse atendimento falhe.

O impacto será positivo ou negativo?

Com certeza será negativo, logo, o contrário também é valido, ou seja, o posicionamento de marketing pode impactar o branding de forma positiva e negativa.

Vale ressaltar que todas as empresas podem ser beneficiadas com o impacto do posicionamento de marketing no branding, isto é, empresas de qualquer porte.

Como alinhar o posicionamento de marketing e branding para gerar um impacto positivo

Para saber como alinhar o posicionamento de marketing e branding, é preciso fazer um planejamento com os elementos de ambos que estão ligados, são eles:

posicionamento de marketing e branding
  • Objetivo da empresa

Claro que o objetivo principal de uma empresa é o lucro, porém, para gerar impactos negativos é preciso deixar as vendas um pouco de lado.

Isso não significa que irá deixar de lucrar, mas, que as vendas acontecerão naturalmente porque os clientes irão procurar a sua marca.

Portanto, defina um objetivo que esteja relacionado com o propósito da sua empresa que envolva estas duas ações em questão.

  • Personalidade da empresa

Se a personalidade da empresa está bem definida no branding, é hora de relacionar esta personalidade com os clientes nas ações de posicionamento.

Assim, padronizar uma linguagem para interagir com os clientes, fornecedores, parceiros, colaboradores, diretores e sócios, ou seja, com todas as pessoas envolvidas no negócio.

  • Valores da empresa

Uma das primeiras coisas que o empreendedor define são os valores de sua empresa, entretanto, nem sempre eles são adotados no dia a dia.

Além disso, muitos profissionais se esquecem de buscar pelos valores da empresa para criar as estratégias de marketing.

Portanto, você deve observar se os valores condizem com a realidade do seu negócio, e alinhá-los de forma clara as ações de posicionamento e branding.

  • Cultura organizacional

De maneira idêntica aos valores, muitas empresas deixam a cultura organizacional apenas no papel.

Observe se a cultura está alinhada com os elementos acima, e pense na possibilidade de adotar algumas políticas que valorizem sua empresa.

Muitas empresas já observaram que uma cultura mais flexível gera melhores resultados. Claro que isso depende do seu ramo de atuação, assim sendo, verifique quais são as melhores práticas para sua empresa.

Faça com que o público conheça as novas medidas adotadas

Após realizar o planejamento é o momento de colocar as ações em prática, assim como, fazer com que o público conheça as mesmas.

A melhor forma para que isso aconteça é por meio da internet, então, utilize a tecnologia a seu favor. Porém, a comunicação com o público não pode acontecer de qualquer maneira.

Afinal, qualquer falha na comunicação pode comprometer todo o processo de planejamento executado.

Portanto, você deve prezar pela qualidade para garantir um impacto positivo nas pessoas. Desse modo, faça uso de alguns canais de comunicação como, por exemplo:

  • Redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin);
  • Blog, site;
  • Mídias sociais (YouTube);
  • E-mail marketing e outros.
canais de comunicação

Não pense que a tarefa acaba com a escolha do canal de comunicação, pois, é preciso produzir conteúdos de qualidade para divulgar nestes canais.

E será por meio das suas publicações que o púbico irá sentir as novas medidas adotadas. Por isso, conheça algumas estratégias de marketing para alcançar o seu objetivo, isto é, um impacto positivo.

Caso esteja com dúvidas sobre como alinhar o posicionamento de marketing e branding da sua marca para gerar impactos positivos, peça ajuda para uma consultoria.

A Seja Vistoo é uma consultoria especializada em marketing digital, portanto, não perca tempo e entre em contato com a nossa equipe. Assim, iremos crescer juntos a cada projeto.

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