Página Inicial » Marketing Digital » Posicionamento de marketing: como ele afeta no branding

Posicionamento de marketing: como ele afeta no branding

Você já ouviu falar em posicionamento de marketing? Se não, é preciso que aprenda tudo sobre esse conceito tão importante para a sua marca e como desenvolvê-lo de maneira adequada.

A começar, marketing de posicionamento, como também pode ser chamado, tem o importante papel de fazer com que uma marca, seja de que tamanho for, consiga ser bem vista pelos seus clientes.

Contudo, os conceitos de marketing, branding e estratégia de posicionamento de mercado sejam confundidas. E nesse post vamos explicar tudo sobre estes conceitos e fazer com que você saiba tudo sobre posicionamento de marketing. Por isso, continue sua leitura para que não perca nenhum detalhe.

posicionamento de marketing

O que é posicionamento de marketing?

O posicionamento de marketing nada mais é do que um conjunto de estratégias de marketing que tem como foco principal realizar um divulgação.

Nesse caso, as estratégias estão voltadas para ações dentro dos 4 Ps do Marketing que consiste em:

  • Preço: ou seja, o valor a ser cobrado pelo produto que não pode ser muito inferior ao mercado nem tão superior ao mesmo;
  • Praça: consiste no local onde o produto será comercializado podendo ser no ambiente E-commerce ou físico;
  • Produto: trata-se da mercadoria ou serviço a ser vendido em si;
  • Promoção: consiste nas ofertas para atrair o público bem como, estratégias para divulgar o produto ou serviço.

Portanto, pode-se afirmar que marketing de posicionamento está diretamente relacionado aos trabalhos que uma empresa desenvolve para divulgar sua marca.

Entretanto, apenas definir o posicionamento de marketing não é o suficiente para que você entenda sobre o assunto, pois é necessário que você saiba exatamente o que é branding.

O que é branding?

posicionamento de marketing

Agora, iremos falar um pouco sobre o branding. Trata-se, portanto, de um conceito que trabalha o modo como a marca será percebida e aceita pelo público.

Nesse caso, não estamos falando do produto em si, nem de seu preço, nem de sua praça, mas sim, no que uma marca pode representar para o seu público.

Assim, o trabalho do branding consistem em:

  • Realizar boa gestão da marca, para que ela seja bem aceita pelo público;
  • Aprofundar-se no conhecimento do mercado onde a marca atua para entender qual é o comportamento do público, quais são os seus valores, entre outras características;
  • Desenvolver um trabalho com relações públicas, de modo a sempre cativar o público-alvo;
  • Criar uma identidade visual marcante, que seja reconhecida pelos consumidores com apenas um olhar.

Além disso, é importante destacar que esses pontos trabalhados pelo branding fazem com que marca seja percebida não só por seus clientes, mas sim, por um público em geral.

Principais diferenças entre posicionamento de marketing e branding

Entendendo ambos os conceitos, é possível ainda denotar suas principais diferenças, para que o trabalho de uma empresa com eles seja  mais eficaz possível.

Assim, é importante ressaltar as responsabilidades de cada tipo de trabalho.

Enquanto o posicionamento de marketing trabalha com conceitos de marketing de conteúdo, estratégias de SEO, e-mail marketing, links patrocinados entre outras estratégias para que o produto se torne o mais visível possível, o branding trabalha com elementos como missão, visão e valores de uma marca.

Dessa forma, o branding consegue desenvolver uma cultura dentro da empresa, de modo que ela seja cativante ao público.

Posicionamento de marketing e branding, qual a sua relação?

Embora muitos acreditem que ambos os conceitos só possam ser trabalhados dentro de grandes empresas, isso não é verdade. Pois eles não só podem, como devem ser trabalhados em pequenas empresas com a finalidade de fazer com que ela cresça e se posicione melhor no mercado.

Então, os dois terão grande influência em um negócio, trabalhando de forma individual e, ao mesmo tempo, conjunta.

E como pode isso acontecer então?

O trabalho se desenvolve da seguinte maneira:

O posicionamento de marketing deverá ser trabalhado com foco em conquistar novos clientes, também chamados potenciais clientes ou leads qualificados. Portanto, esse deve ser um trabalho constante e que nunca para, levando em consideração que quanto mais clientes, maior o crescimento do negócio.

Já o branding irá trabalhar o modo como esses clientes irão enxergar a marca depois de terem contato com ela. Existe então a tarefa de interagir, de saber entender o que está acontecendo com o cliente e compreender sua dor tentando ao máximo resolvê-la.

Elementos do branding que estão relacionados ao posicionamento de mercado marketing

posicionamento de marketing

Além de todos esses elementos que se divergem em alguns caminhos mas que se conectam em outros, o branding e o posicionamento de marketing possuem elementos conjuntos tais como:

  • Objetivo do negócio;
  • Personalidade da marca;
  • Principais fundamentos da organização;
  • Cultura organizacional;
  • Comunicação direta com os consumidores.

Depois de um árduo trabalho para definir todos esses elementos, chega a hora então de desenvolver estratégias de comunicação que sejam eficientes. Além disso, é de extrema importância que a missão e valores da empresa sejam bem definidos para que isso seja passado ao público.

Ademais, é preciso ressaltar que estamos falando aqui da construção da marca (por meio do marketing) e de sua reputação ( por meio do branding).

Considerações finais

O posicionamento de mercado tem como foco principal desenhar toda a marca, criando identidade à mesma, já o branding, definirá a forma como a mesma será lembrada.

Tais estratégias, quando bem desenvolvidas trazem inúmeros benefícios à uma empresa, seja ela de grande, pequeno ou médio porte.

Portanto, os resultados podem ser percebidos a partir do momento em que a marca começa a reforçar a competitividade no mercado em que atua bem como, consegue comunicar aos seus clientes os valores da marca.

Além disso, com estratégias de posicionamento de marketing e branding é possível fidelizar mais clientes permitindo que os mesmos também sirvam como elementos para fazer a propaganda da sua marca.

Pois, nesse caso, é preciso pensar que as pessoas tendem a comprar mais produtos ou serviços que já foram e testados e são recomendados por outras pessoas. Ou seja, o boca a boca ainda é uma estratégia para negócios muito utilizada.

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)