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O que é Lead: Fale com um especialista e esclareça todas as suas dúvidas

 

A ascensão do Marketing Digital trouxe muitos jargões antes não conhecidos pela maior parte das pessoas e consequentemente seus negócios. Portanto, muitas dessas pessoas ainda não sabem o que é Lead e como esta estratégia pode ser aplicada de maneira eficaz.

Neste artigo, falaremos uma pouco sobre esta ferramenta que tem revolucionado a maneira como o mundo trabalha e como você pode usa-la a seu favor.

Aprenda agora o que é Lead e como aplica-lo no dia a dia do seu negócio.

o que é lead

O que significa Lead

No Marketing Digital, Lead é o potencial cliente da marca. Uma pessoa que em algum momento manifestou interesse pelo produto ou serviço e que a partir de um cadastro, passa a fazer parte da mira da empresa.

É importante saber que não é qualquer cadastro que pode ser considerado um lead. O principal ponto que torna o cadastro um verdadeiro lead é quando o próprio cliente se cadastra. Ou seja, de forma genuinamente interessada pelo que sua empresa tem a oferecer, o cliente disponibiliza seu contato para que possa fazer aproveitamento em algum momento futuro.

Quais as vantagens de se ter um Lead

A principal vantagem em ter um lead bem feito, é poder contar com uma lista de potenciais clientes interessados no que você tem a oferecer. Assim, pode pular a etapa da atração do cliente e prospectando diretamente com alguém que se sente verdadeiramente atraído pela sua marca.

Bons leads também beneficiam o tempo do processo de vendas. Pois por meio deles, a equipe de vendas consegue direcionar o produto adequado ao determinado nicho de clientes. Essa estratégia minimiza as chances de investir tempo em contatos que não serão convertidos em compras.

Como fazer a captação de Leads

Uma maneira muito prática de fazer a captação de leads é utilizando o recurso de cadastro de cliente em seu site, blog ou rede social.

Por este meio, você indica ao cliente que ao fornecer os dados de contato. Ele poderá receber mais ofertas ou assuntos relacionados ao que ele estava procurando, assim, você consegue um contato de um cliente potencial.

Outra maneira para captar leads é fazendo um anúncio em redes sociais, blogs ou sites oferecendo algum produto de forma gratuita. Esses podem ser os infoprodutos (produtos não tangíveis como cursos, e-books, apostilas, infográficos, aplicativos, vídeoaulas, entre outros), e solicitando um cadastro em troca do acesso.

Diagnóstico do seu marketing

Esta opção é eficaz porque você consegue atrair clientes para futuras oportunidades em que você passará a cobrar pelo produto, e uma vez que o cliente já te conhece, há uma maior probabilidade de consumir mais produtos de sua autoria.

Caso você não tenha familiaridade com as alternativas acima ou não tenha tempo suficiente para colocar em prática, há uma maneira muito simples para captar leads: comprando. Atualmente há um grande número de empresas especializadas em geração de anúncios e ferramentas capazes de atrair leads de uma maneira orgânica e certeira, porém, é preciso ter cuidado com o profissional que você irá contratar para garantir que ele fará esta captação de maneira efetiva e com potenciais clientes reais.

Há muitas outras formas de conseguir leads como solicitando cadastro em aplicativos, cadastro para obtenção de descontos em lojas, cadastro para a participação de eventos presenciais ou virtuais, entre outras.

Todas as alternativas são legítimas e podem gerar um lead consistente e eficiente, porém, é imprescindível utilizar uma abordagem correta e não invasiva para realizar esta prática.

Como fazer a manutenção de Leads

Com seu Lead coletado, é importante fazer a manutenção dele, pois dependendo da abordagem que você utilizar, pode fazer com o cliente deixe de ter interesse no seu conteúdo.

Seja consistente, mas não seja inconveniente

Não é agradável receber e-mails o tempo todo do mesmo remetente. Isso causa desconforto e irritação. Seja consistente na sua comunicação com o lead, mas não seja inconveniente a ponto de espantar os contatos do seu radar.

Defina objetivo para seu lead

Tenha em mente de forma clara qual a quantidade de lead que é compatível ao seu negócio. Não adianta você ter 50 milhões de contatos cadastrados em seu lead se seu produto é exclusivo ou limitado.

É importante saber também qual perfil de cadastrados em seu lead será utilizado, porque uma pessoa pode ter interesse sobre seu produto, porém, alguns casos, talvez seja interessante ou coerente atrair apenas uma parte de seus contatos.

Algumas ficas para utilizar o Lead a seu favor

Você pode criar uma série de métricas para acompanhar tanto a geração quanto a utilização do Lead em seu negócio, de acordo com seu objetivo.

Invista na geração de leads que tenham potencial de compra e não somente interesse do conteúdo. Muitas pessoas acabam demonstrando interesse em determinados assuntos mas não tem a intenção real de adquiri-lo, portanto, é interessante criar uma maneira de gerar um lead consistente, focado em qualidade e não em quantidade.

Caso você tenha interesse em criar seu lead de forma ativa, se prepare previamente para isso, pois será necessário investir tempo e dinheiro na captação desses potenciais clientes.

Além disso, a pessoa que realiza captação de leads de forma ativa, deve ser muito criativa, estratégica, ter um poder de persuasão um pouco mais elevado e um certo conhecimento sobre marketing digital para utilizar as melhores e mais adequadas ferramentas que auxiliam neste processo.

Ofereça aos seus potenciais clientes uma vantagem no momento da abordagem para que eles possam se sentir motivados a permanecerem em contato com seu negócio. Ninguém gosta de receber contatos aleatoriamente, é preciso oferecer um conteúdo relevante e interessante que seja capaz de atrair seu cliente e mantê-lo sempre próximo.

Com todas estas dicas, esperamos que você tenha conseguido entender o que é Lead, como ele pode ser aplicado ao seu negócio e como você pode atingir seus objetivos de venda de forma rápida e eficaz utilizando esta ferramenta a seu favor.

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