Página Inicial » Marketing Digital » Metodologia Squad – estratégia para ganhar seguidores em equipe

Metodologia Squad – estratégia para ganhar seguidores em equipe

Você conhece a Metodologia Squad?

A Metolodiga Squad é um dos melhores métodos para organização e aumento de produtividade em uma equipe. Por isso, hoje iremos lhe mostrar como você pode estruturar a sua equipe de software por meio deste método incrível.

Mas antes, é muito importante entendermos na prática o que é esta metodologia, e como ela pode ser benéfica para a organização e avanço dos projetos da sua empresa.

O que é a Metodologia Squad?

Para entendermos melhor a metodologia, vamos supor que uma empresa possua 100 colaboradores e trabalhe em quatro grandes projetos. Ao invés de todos os colaboradores atuarem nos quatro projetos, a metodologia faz com que dividam grupos multidisciplinares para que atuem em um único projeto. 

No caso desta empresa hipotética, poderiam ser formados Squads (grupos) com 25 colaboradores que atuem em diversas áreas, sendo assim, ficariam 4 grupos para os 4 projetos. A grande ideia é que os Squads produzam em uma única área da empresa, isso fará com que eles consigam focar e visar melhorar apenas a área que eles estão trabalhando.

Metodologia squad

Além de fazer com que os colaboradores dediquem as suas energias para um único projeto, a estruturação de Squads acabará com o problema de dispersão do foco de seus colaboradores, que é bastante comum em empresas que não utilizam deste método.

Outro ponto muito diferente é a questão hierárquica (ou a falta dela). Nos modelos antigos, cada colaborador possui um superior e deve sempre fazer aquilo que lhe foi  mandado. No método de Squad, isso não existe!

Dentro dos Squads, não existem superiores. Neles, cada colaborador tem a sua função e autonomia para tomar a decisão que achar melhor para o projeto. Isso faz com que os colaboradores aprendam a se tornar profissionais proativos e intraempreendedores.

Mas isso não quer dizer que os projetos dos Squads são isolados do resto da empresa, ao contrário. Cada projeto que os Squads atuam tem o alinhamento e o foco no grande propósito da empresa.

Empresas que usam a Metodologia Squad:

Como já citamos antes, a metodologia Squad é bastante eficiente, mas você conhece empresas que utilizam e têm resultados com este método?

Caso não saiba, existem duas grandes empresas que são referências na utilização do modelo de Squads, são elas:

Spotify:

No âmbito da Metodologia de Squads, o Spotify é sempre bastante ressaltado. E isso não é por menos, esse é um dos maiores cases de sucesso na utilização da metodologia, afinal, o Spotify está entre os 10 aplicativos mais baixados do mundo.

Nubank:

Assim como o Spotify, o Nubank é uma gigantesca empresa que possui em sua estruturação o uso dos Squads. Em alguns vídeos que mostram a forma que as equipes trabalham na empresa, podemos ver claramente que cada Squad tem uma grande autonomia e que isso influencia diretamente para a melhora de cada projeto.

Dando ênfase no vídeo intitulado como ‘Por dentro do Nubank’, conseguimos entender nitidamente como a estrutura dos Squads é estruturada dentro da empresa. Sendo assim, caso você queira entender melhor e de forma prática como funciona a metodologia de Squad dentro do Nubank, recomendamos que você assista este vídeo. (Mas só depois de entender nosso conteúdo, hein!)

Mas afinal, os objetivos do Squad são Separados da Empresa?

Metodologia squad

Não! 

Ao contrário. O que o Squad faz é trabalhar em cima dos projetos/áreas da empresa. Então, se uma empresa possui vários produtos, a tendência é que cada Squad trabalhe em cima de um único produto. Essa é uma das questões mais vantajosas deste modelo, cada equipe (squad) foca em um único setor, e assim, acaba conseguindo produzir com uma maior qualidade.

É necessário entendermos que cada Squad é como núcleo da sua empresa, e isso não quer dizer que eles não se comuniquem entre si. Um dos pontos mais essenciais da metodologia de Squads é a comunicação entre eles…

Como Organizar uma Equipe de Software na Metodologia Squad ?

Metodologia squad

Chegando ao ponto mais importante do nosso conteúdo, como organizar uma Equipe de Software com a metodologia Squad?

Existem três pontos essenciais para a implementação da metodologia em qualquer modelo de equipe, são eles:

01. Entender os Setores e Produtos da Empresa:

Como já salientamos anteriormente, o grande objetivo de cada Squad é gerir áreas da empresa. Por isso, é de suma importância que o líder tenha o entendimento de cada área, para que assim seja realizada a criação e melhor utilização dos Squads.

02. Organização de Squads, Tribes, Chapter’s e Guilds:

Após o entendimento de cada núcleo que os Squads vão atuar, é muito importante a ‘modelagem’ de cada equipe. Essa parte vem muito conectada com as necessidades do projeto que eles iram trabalhar, por exemplo:

Se um determinado Squad irá atuar na parte da gestão de um produto X, e para isso o produto necessite de um engenheiro de software, programador, webdesigner; serão esses os profissionais que irão compor o squad.

Entretanto, é muito importante ressaltarmos um ponto:

Anteriormente falamos que não existe uma hierarquia entre os squads, e por isso, eles possuem plena autonomia para gerir o projeto que estão atuando. Mas, isso não quer dizer que não possua uma comunicação entre os Squads, ao contrário. A comunicação nos Squads é feita por meio de grupos:

Tribes:

De modo prático, as Tribes são conjuntos de Squads que atuam em projetos do mesmo setor. Além de contribuírem entre si com a troca de conhecimento e experiências, os Squads que formam Tribes se tornam um único grupo, afinal, estão produzindo para projetos no mesmo setor.

Chapter:

Metodologia squad

Assim como as Tribes, o Chapter é um conjunto de integrantes de Squads que possuem a mesma função na empresa. Os Chapter’s tem como função primária o compartilhamento de conhecimento e informações entre os membros… E por sinal, esta é uma das bases da metodologia de Squads, a comunicação horizontal.

Com o Chapter, a comunicação entre colaboradores que atuam na mesma área se torna muito mais saudável e vantajosa, afinal, será um conjunto de profissionais trocando conhecimento.

Um grupo entre programadores de vários Squads é um exemplo de Chapter, afinal, são colaboradores que atuam com as mesmas funções e se uniram. 

Guild:

As Guilds, são grupos na qual a intenção é apenas unir e reunir os colaboradores. Não importa se atuam na mesma área, ou se participam de Squads diferentes. Entretanto, geralmente as Guild’s não possuem uma função necessariamente profissional.

Às vezes as empresas utilizam das Guilds para conseguir melhorar a comunicação entre os colaboradres, que é algo de suma importância em uma metodologia de Squads.

Utilização de um Software para Gestão de Squads:

Metodologia squad

Você sabia que as maiores empresas utilizam software’s para a gestão das suas equipes?

Então, por que você precisa fazer tudo sozinho (a) ?

Esse é o ponto mais desprezado, e ao mesmo tempo é o mais importante na metodologia de Squads. Quando se utiliza um software de gestão de equipes, todo o trabalho fica mais simples. Por isso, se você deseja ter sucesso na estruturação de Squads, recomendamos fortemente que utilize um software para auxiliá-lo.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!

Será uma honra lhe ajudar 🙂

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)