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Marketing digital: tudo o que você precisa saber

marketing digital
Marketing Advertising Commercial Strategy Concept

Entender sobre marketing digital hoje em dia é essencial para a sobrevivência de qualquer negócio. Portanto, é imprescindível que você, empreendedor, saiba como funciona esse departamento dentro da sua empresa. Afinal, é por meio dele que o seu público será atraído para comprar seus produtos ou serviços.

Essa é uma área que reúne um conjunto de ações online para que pessoa ou empresa possa ter visibilidade. Com isso, a consequência é aumentar suas vendas e o seu lucro.

Hoje vamos falar tudo o que você precisa saber sobre marketing digital. Portanto, continue acompanhando e entenda mais sobre esse assunto. Boa leitura!

O que é marketing digital?

Como dissemos o marketing digital é um conjunto de ações colocadas em prática no ambiente virtual para aumentar a visibilidade de uma marca. Porém, é também uma forma de uma empresa criar boas e eficientes estratégias para se relacionar melhor com o seu público.

O método também é conhecido como marketing online ou e-marketing. Portanto, o novo marketing vem atraindo muitas empresas e organizações, que já estão migrando partes de seus orçamentos de comunicação e marketing para a internet.

Existem diversas vantagens que atraem as empresas a fazerem isso. Mas em especial podemos dizer que o menor custo e o maior retorno sobre o investimento são os principais. Hoje, já podemos dizer que boa parte das compras inicia em uma busca online, e apenas este fato já é suficiente para garantir: o marketing digital veio para ficar!

O que é automação de marketing digital?

A automação de marketing digital é uma prática que utiliza softwares e outros tipos de tecnologias para ter uma ação em escala. O propósito é aumentar os resultados de uma empresa.

Por meio dessa prática é possível identificar, acompanhar e agir de forma personalizada com o seu público-alvo. Portanto, é possível melhorar o relacionamento em geral e, assim, aumentar as vendas.

O volume de atividades dentro de um setor de marketing é alto, bem como os seus processos necessários para que as campanhas funcionem perfeitamente. Afinal, quanto mais uma empresa cresce, maior é o seu volume de atividades e, consequentemente, as suas ações.

Sendo assim, as equipes de marketing precisam usar ferramentas de automação de marketing digital para reduzir o seu trabalho manual. Dessa forma, o setor se torna mais otimizado e eficiente. Além disso, ajuda a diminuir os gastos com tarefas desnecessárias.

Quais as ferramentas de automação de marketing digital?

Você já sabe o que é marketing digital e o que é automação de marketing digital, é preciso conhecer as ferramentas para te ajudar! Listamos abaixo algumas:

Mídias sociais

O marketing de mídias sociais é um dos mais usados dentro do universo online. O conteúdo é importante, mas a divulgação é essencial. Portanto, não basta somente produzir um bom conteúdo, é necessário investir tempo para divulgar e, também, dinheiro. Para isso, as mídias sociais são grandes aliadas.

As boas ferramentas de automação de marketing podem te ajudar a:

  • Agendar as suas publicações nas redes sociais;
  • Monitorar as curtidas, comentários, compartilhamentos e outras interações;
  • Analisar os cliques em seu site que foram atraídos pelas redes sociais;
  • Identificar, integrar e acompanhar as interações dos usuários em múltiplas plataformas.

E-mail marketing

Dentro do marketing digital, outra excelente ferramenta de automação é o e-mail marketing. Afinal, com ela devidamente configurada é possível realizar disparos em massa para divulgar suas newletter, promoções, informações e outros tipos de materiais.

Além disso, é possível personalizar as mensagens com dados como nome do contato, da empresa e outras informações relevantes. Isso ajuda a potencializar os resultados, mas também deixa a mensagem em um tom mais amigável.

Geração de leads

A geração de leads é fundamental para uma boa estratégia de Inbound Marketing. Portanto, essa ação deve ocupar um lugar de destaque nas funcionalidades de uma boa ferramenta de automação.

Uma das formas de gerar leads é usar os calls to action, CTAs, que quer dizer chamada para ação. Ou seja, induz o leitor a fazer uma ação a cada final de blogposts ou publicações em redes sociais.

Outra maneira é a criação de formulários e personalizar os seus campos. Nesse caso, a criação do landing pages, é possível criar esses formulários. Porém, é preciso que você ofereça algo para o seu cliente se interessar em fornecer essas informações. Normalmente, é oferecido um e-book, curso gratuito, workshop e outros.

Para gerar leads, a configuração de fluxos de nutrição também é essencial. ele é feito por meio do e-mail marketing, que permite que você dispare mensagens em sequência com o intuito de construir um relacionamento sólido com o seu público.

Essa prática é fundamental para:

  • Programar o envio de emails em datas e horários específicos;
  • Disparar emails sempre que um contato visitar uma página relevante como, por exemplo, a página de preços ou cases de sucesso;
  • Enviar conteúdos semelhantes ou complementares após o download de um material rico;
  • Mandar lembretes para renovação de contrato, atualização de dados e muito mais.

Integração com o CRM

Outra característica fundamental para uma automação de sucesso é a integração com um sistema de gestão de relacionamento com o cliente CRM.

Assim, é possível fazer a passagem dos leads qualificados para vendas e ainda manter todo o histórico das interações realizadas com esses contatos.

Ter esse tipo de conexão ajuda a implementar a estratégia de vendarketing e garantir a sinergia entre as equipes de Marketing e Vendas.

Análise e acompanhamento de métricas

Etapa fundamental de qualquer estratégia, a mensuração e avaliação dos resultados são essenciais para compreender o que está funcionando (ou não) na sua estratégia e realizar melhorias.

Com a ajuda de uma boa ferramenta você será capaz de produzir relatórios com informações mais confiáveis e bem detalhadas. Além disso, muitas ferramentas produzem gráficos e comparações automaticamente, facilitando a análise geral.

Como você viu, o marketing digital possui infinitas possibilidades para você e sua empresa se posicionarem corretamente no ambiente virtual. Portanto, várias ferramentas de automação existem para facilitar o seu dia a dia.

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