Página Inicial » Marketing Digital » Agência de gestão de redes sociais: garanta a qualidade e desempenho dos seus perfis

Agência de gestão de redes sociais: garanta a qualidade e desempenho dos seus perfis

Fazer a gestão de redes sociais é algo importante para todos os perfis. Portanto, desde o momento da criação, publicação de conteúdo até análises e relatórios, é essencial ter um bom planejamento para seu negócio conquistar espaço no ambiente virtual.

Com certeza, já sabe que o público mudou seus hábitos de compra e está mais presente na internet. Por isso, você também provavelmente já percebeu que, por causa disso, quase todos os empreendedores estão mais ativos na rede.

Se você tem uma agência que presta serviço de gestão de redes sociais, sabe que necessita apresentar resultados eficientes para os seus clientes. Portanto, continue acompanhando esse post e saiba como ter mais qualidade em seu serviço. Boa leitura!

O que é gestão de redes sociais?

Como o próprio nome sugere, fazer a gestão de redes sociais significa monitorar o que você faz em cada uma das plataformas utilizadas. Afinal, o intuito é manter seus perfis sempre em ordem para alcançar seu objetivo que, na maioria das vezes, é atrair mais consumidores para os seus clientes.

A gestão de redes sociais é um conjunto de ações diárias que você faz em suas mídias para não apenas divulgar um negócio, mas principalmente para aproximar e fidelizar os usuários. Ou seja, é uma forma eficiente de gerar engajamento.

Essas ações vão desde a escolha da rede social na qual seu cliente irá atuar até a análise de um conteúdo a ser publicado. Entretanto, na maioria dos casos, o cliente já chega a uma agência com o perfil criado. Por isso, o seu papel é analisar e apresentar a ele as melhores estratégias para expandir sua rede.

Isso significa que, fazer uma boa gestão de redes sociais é entender desde o princípio seu público e, principalmente, o motivo para interagir com as pessoas em um determinado canal de comunicação.

Como trabalhar com gestão de redes sociais?

Agora que você sabe o que é gestão de redes sociais e que o papel da sua agência é levar resultados para o seu cliente, veja como trabalhar de forma assertiva:

1. Conheça bem o público das redes que você atende

Antes de começar a publicar conteúdo na rede social do seu cliente, é importante que conheça o seu público-alvo. Afinal, somente dessa forma você irá interagir com ele de maneira eficiente. Portanto, você tem que ter bem definido, desde o início, quem é a persona dele, ou seja, o público para quem você falará.

Tente entender seus hábitos de compra, seus gostos pessoais, suas dores. Porém, é provável que o seu cliente tenha mais de uma persona em seu negócio, e isso não é um problema.

2. Tenha um objetivo na gestão de redes sociais

De nada adianta ter vários perfis em redes sociais diferentes se você não tiver um objetivo para elas. Afinal, apenas usar um desses canais de comunicação sem uma meta definida não fará com que a sua gestão de redes sociais não seja positiva.

Para acelerar seus resultados e alcançar o seu objetivo em segundos, clique aqui ou na imagem abaixo.

É por isso que você precisa definir suas metas em cada rede social e entender quais são as melhores estratégias de marketing para cada mídia. Alguns objetivos que você pode ter nas redes sociais são:

  1. Divulgar sua marca/produto/serviço;
  2. Interagir e se comunicar melhor com sua audiência e clientes em potencial;
  3. Educar seu público com conteúdo de qualidade;
  4. Criar uma comunidade de fãs que serão divulgadores de seu negócio;
  5. Aumentar suas vendas;
  6. Criar anúncios. 

Leia também: Imagens de redes sociais: como elas devem ser

3. Produza conteúdo relevante

Há muito conteúdo na internet, e os usuários têm acesso a tudo que é produzido diariamente. Porém, com esse bombardeiro de informação, você precisa encontrar maneiras de se destacar para conseguir chamar a atenção de quem segue as redes atendidas por sua agência e fazer a gestão de redes sociais com assertividade.

Um passo muito importante para conseguir criar conteúdos de qualidade e relevantes é entender bem quais são os melhores formatos de publicação em cada rede social. Conheça:

  • No Facebook, tente mostrar informações sobre seu negócio; publique chamadas que levem para os textos de seu blog; faça chamadas para seus vídeos; publique anúncios de seus produtos.
  • O Instagram é uma rede social mais visual, por isso, capriche nas fotos, faça stories, mas tente não mostrar apenas seu produto o tempo inteiro.
  • Com um canal no YouTube, você pode criar vídeos que mostrem soluções e explicações para pequenos problemas diários relacionados a seu negócio e fazer collabs com outros influenciadores para atrair novos públicos.  
  • Use o LinkedIn para divulgar possíveis vagas em seu empreendimento; crie artigos na própria rede para aumentar sua autoridade em sua área de atuação compartilhe posts de seu blog.
  • No Twitter, você pode criar enquetes; fazer uma copy interessante com poucas palavras que desperte o interesse das pessoas para conhecer seu negócio, etc.

No entanto, seja qual for a rede social, essa premissa deve ser sempre levada a sério: crie conteúdos relevantes para sua audiência. Além disso, seja constante nas publicações. Afinal, não adianta postar em um dia e só depois de uma semana novamente.

4. Agende suas publicações na gestão de redes sociais

Essa é uma dica valiosa para a gestão de redes sociais!  Depois de ter um calendário editorial pronto, você pode agendar suas publicações nas redes sociais para não se esquecer de postar nada. 

Normalmente, as redes sociais já possuem a opção de programar uma postagem para que ela saia depois de alguns dias. Porém, se a rede social que você escolheu usar não tiver essa opção, aconselhamos a ter uma plataforma que faça esse agendamento. Hoje em dia, há várias!

5. Meça seus resultados

Saber mensurar seus resultados é fundamental para entender se sua gestão de redes sociais está gerando algum ganho para o seu cliente. Portanto, você precisa voltar às metas que definiu lá no início e analisar as métricas relacionadas a elas para ver se elas funcionaram.

Por exemplo, se seu objetivo inicial ajudar seu cliente a vender mais, analise a quantidade de vendas feitas em um mês antes de usar o Facebook e o número de vendas realizadas no mês que você divulgou a fanpage de vendas.

Entretanto, vale lembrar que é provável que você tenha resultados diferentes em cada rede social e, com isso, acabe mudando suas metas para cada mídia. Fique atento com isso!

6. Monitore o que está dando certo e o que não está

Monitoramento é parte essencial da gestão de redes sociais. Assim como na análise, irá ajudar a identificar possíveis problemas e pontos de melhoria. Bem como onde está acertando também.

É importante acompanhar tanto números e fatores quantitativos. Afinal, o seu cliente está investindo tempo e dinheiro, sendo fundamental que você tenha retorno. O monitoramento ajuda a entender o que está dando certo e pode receber mais investimento. Porém, se algo está dando errado, é preciso corrigir a tempo. Portanto, faça sempre muitos testes!

O conteúdo de gestão de redes sociais foi relevante para você? Deixe seu comentário.

2 comentários em “Agência de gestão de redes sociais: garanta a qualidade e desempenho dos seus perfis”

Os comentários estão encerrado.

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)