Página Inicial » Marketing Digital » Gestão de leads: saiba o que é e qual a importância dos leads

Gestão de leads: saiba o que é e qual a importância dos leads

Encontrar e conquistar clientes com certeza é uma das tarefas essenciais a toda empresa. Entretanto, esse é um desafio em dias em que há cada vez mais concorrência no mercado. E é por isso que, é importante investir em estratégias de marketing digital, como por exemplo a gestão de leads.

Porém você sabe o que são leads? E qual a relevância de fazer uma gestão eficiente para que sua estratégia de marketing seja bem sucedida? Se você não souber não há nenhum problema.

Pois, neste texto vamos te mostrar o que é gestão de leads. Qual o significado de lead e sua importância. Além disso, vamos mostrar diferentes tipos de leads e quais são as etapas essenciais da gestão.

Confira!

O que é lead?

Primeiramente, devemos entender o que é lead. Os leads são pessoas que podem vir a ser seus clientes futuramente. Isso porque, elas demonstram interesse em sua empresa ou produto ao preencherem formulários com seus contatos.

O lead faz parte de sua lista de potenciais consumidores, logo ele faz parte do funil de vendas da sua empresa. O funil de vendas é toda a jornada do cliente junto a sua empresa, desde o momento em que ele conhece sua marca até o momento da compra.

Para saber mais sobre o que é funil de vendas confira este artigo: O que é e como desenvolver um Funil de Vendas.

Turbine suas redes sociais com desconto

Por que é importante ter leads?

Como nós já explicamos anteriormente, para encontrar e fidelizar novos clientes é extremamente importante fazer uma boa estratégia de marketing digital.

Pois, atualmente as empresas que estão fora da internet perdem inúmeras possibilidades de fechar novos negócios. Entretanto, saiba que não é necessário somente ter uma página na internet.

É necessário, a partir desse recurso, desenvolver um ótimo relacionamento com os usuários da internet, mesmo que esses ainda não considerem comprar o seu produto. Assim, você pode mostrar que sua empresa é confiável e está sempre disponível para o público.

Diferentes tipos de leads

Agora que nós já sabemos o que é lead e qual a sua importância. Chegou a hora de entender quais são os diferentes tipos de leads.

Essa classificação é feita para que seja possível o acompanhamento de qual etapa do funil o seu potencial cliente está. Isso porque, à medida que as pessoas começam a engajar com seu conteúdo, não se sabe ao certo quais delas estão pensando ou não em efetivamente comprar produtos seus.

É por isso que surgem as classificações:

IQLs (Information-Qualified Leads)

Essas são as pessoas que estão começando a ter contato com sua empresa. Por isso desconhecem informações como: o que é ou para que servem os produtos que você vende.

Esse tipo de lead exige a criação de conteúdo rico. A fim de que seja possível a esse cliente avançar nas próximas etapas do funil de vendas.

MQLs (Marketing-Qualified Leads)

Os IQLs, depois de conhecerem e entenderem o seu produto ou serviço podem se interessar e em se tornarem clientes seus. Essas pessoas são os leads do tipo MQL.

Esse tipo de lead não necessita de informações básicas de seu produto. Mas sim de informações adicionais que podem reforçar a decisão de escolha na hora da compra. Eles estão próximos à última etapa do funil de vendas.

 SQLs (Leads qualificados em vendas)

Os leads qualificados são aqueles que de fato estão pensando em contratar os seus serviços ou comprar produtos. Nós podemos dizer que esse cliente está entre o meio e o fundo do funil de vendas.

Para este tipo de lead, é necessário criar materiais ricos mais específicos e que apontem soluções para o que o cliente deseja.

Gestão de leads

gestão de leads

Agora que sabemos tudo acerca do que é lead, sua importância e diferentes tipos de leads. Chegou o momento de entender como é possível fazer uma gestão de leads eficiente para fortalecer a sua marca na internet.

Vamos lá:

Captura

Esse é o momento de atrair leads que estão no topo do funil de vendas. Para isso você deve buscar criar canais de comunicação em que seja possível atrair pessoas que desejam saber mais sobre o conteúdo que você está vendendo.

Neste momento, você pode pensar em criar um blog (em que sejam postados artigos relevantes para sua persona. Bem como estratégias de e-mail marketing e investimento em mídia paga.

Para entender mais sobre o conceito de persona, não deixe de conferir o artigo: Descura o que é buyer persona e quais os 5 passos essenciais para criar a sua.

Nutrição

Após ter começado uma lista de leads, com a etapa de captura. Chegou o momento de nutrir esses leads que já estão acompanhando o que você está produzindo.

Para isso, é necessária a produção de conteúdo útil para os leads. Você pode produzir artigos para blogs que tenham temas mais específicos que a etapa de atração. Além de investir em e-mail marketing e publicações em redes sociais.

Conversão

A última etapa diz respeito a converter os leads em clientes pagantes. Essa é uma etapa extremamente importante, uma vez que, você deve entender quais são as pessoas que estão prontas para se tornarem de fato clientes.

É neste momento também que, você pode não somente entregar conteúdo útil para os leads, mas mostrar que a sua marca pode ser a certa para fechar negócios.

Quais são os impactos da gestão de leads?

Depois de feitas todas essas etapas, você deve monitorar e analisar quais são os resultados que a gestão de leads trouxe para sua empresa.

Para isso é interessante monitorar quantos leads sua empresa ganhou ou perdeu mês a mês. Uma outra estratégia é entender quais são os canais digitais que mais trazem leads. Além de analisar qual a receita mensal de marketing da sua empresa.

Neste texto, nós entendemos o que é lead, sua importância, classificações e como fazer uma gestão de leads eficiente. Esperamos que todo o conteúdo possa te auxiliar ao marcar a presença de sua empresa na internet.

Leia também: Agência de criação de conteúdo: conteúdos de qualidade para sua empresa

1 comentário em “Gestão de leads: saiba o que é e qual a importância dos leads”

Os comentários estão encerrado.

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)