Página Inicial » Marketing Digital » 10 ferramentas gratuitas para marketing digital

10 ferramentas gratuitas para marketing digital

Ferramentas gratuitas para marketing digital

Ter boas ferramentas para impulsionar o seu negócio digital é essencial, visto que são necessárias várias ações para estar com tudo funcionando de acordo. Contudo, sabemos que quando estamos começando nem sempre temos a possibilidade de contratar todas elas. Portanto, pensando nisso separamos 10 ferramentas gratuitas para marketing digital

E assim, você poderá se sentir mais confiante para iniciar ou crescer o seu negócio online. E ainda, conseguir executar todos os procedimentos e também ter uma boa produtividade. 

Um outro fator importante, é mostrar que mesmo fazendo uso de ferramentas gratuitas para marketing digital, é possível realizar um excelente trabalho. Mas, acima de tudo é mostrar ser possível com um pouco de dedicação obter ótimos resultados.  

CMS 

Os CMS são onde criamos o nosso site, blog, e-coomerce, etc. Enfim, é a plataforma onde estaremos colocando todo o nosso conteúdo. Além de serem essenciais para começar qualquer tipo de negócio online ainda possuem várias ferramentas gratuitas para marketing digital que você poderá usufruir. 

1 – WordPress 

Uma das plataformas mais conhecidas no mercado, devido a todas as suas funcionalidades. Portanto, nela você encontra inúmeros plugins (pagos e gratuitos) para ter uma melhor performance como seu site. 

É uma ferramenta fácil e bem intuitiva de usar, e assim, é possível conseguir criar o seu negócio, mesmo não tendo muita experiência. 

2 Joomla 

Essa também é uma outra ótima opção gratuita, também de fácil utilização, mesmo para pessoas com pouca experiência. Portanto, tem um painel de acesso para que possamos configurar,  parecido com o WordPress. 

Analytics 

Outro tipo de ferramentas gratuitas para marketing digital, as que são muito importantes para o seu negócio, os analytics. Pois, através delas é possível você fazer todo o acompanhamento de métricas e resultados do seu site.  

3 – Google Analytics 

Uma das maiores ferramentas analíticas do mercado, com excelentes funções à sua disposição. Portanto, com essa ferramenta é possível ver o número de visitas que o seu site recebeu, saber o tempo de permanência e vendas, entre outras que é possível você configurar dentro da plataforma. 

4 – Open Site Explorer 

Essa ferramenta também gratuita, faz uma busca de links, passando todas as informações do domínio, da página e até quando é utilizado texto âncora. E ainda, é possível fazer uma comparação entre os websites. 

SEO 

Uma das coisas que precisamos ter bastante atenção, é na hora de otimizar nossos conteúdos nos buscadores do Google. Portanto, essas ferramentas gratuitas para marketing digital são muito importantes para nos ajudar nesse sentido. 

Pois, elas nos orientam nas melhores opções de palavra-chave e assim obter bons resultados para colocar o nosso site na primeira página do Google. 

5 – Google Keyword Tool 

Essa ferramenta é sua melhor amiga na hora de encontrar as palavras certas para usar no seus artigos. Embora, todo ter conteúdos de qualidade também são levados em conta, fazer uso de uma boa palavra-chave é fundamental. 

É uma ferramenta muito fácil de usar, e gera mais de 750 palavras para cada termo de buscado. Nesse caso, você pode fazer uma seleção dos termos mais utilizados no seu segmento, e fazer uma pesquisa para encontrar as melhores opções para você. 

Ferramentas gratuitas para marketing digital

6 – Sem Rush  

Diagnóstico do seu marketing

No Sem Rush, apesar de ser uma ferramenta paga, tem uma ótima opção gratuita que pode te ajudar bastante. Porque além, da pesquisa de palavras-chave, também poderá pesquisar expressões combinadas. E assim, isso pode se tornar bem interessante, pois vai te ajudar a criar termos que se destaquem. 

Entretanto, é possível experimentar as outras versões no prazo de 7 dias, e depois migrar para a versão gratuita. Portanto, vejamos as opções nessa versão grátis: 

  • Você poderá realizar 10 pesquisas por dia, tanto de palavras-chave, como de domínios. 
  • Serão permitidos 10 resultados por pesquisa.  

Portanto, mesmo sendo uma versão mais limitada, traz boas informações que valem apena conferir. 

7 Yoast 

Hoje é considerada uma das melhores ferramentas para posicionar os sites nos motores de busca. Embora, esteja disponível dentro do WordPress é muito  fácil de usá-la. Pois, ela dá inúmeras dicas para deixar o seu conteúdo bem posicionado. 

Como por exemplo, a quantidade de vezes que sua palavra-chave precisa aparecer no texto. Também se o título está de acordo, entre outras várias funções. Mas, todas focadas para deixar seu conteúdo bem posicionado entre os buscadores. 

Marketing de conteúdo 

Outro fator importante que você consegue através das ferramentas gratuitas para marketing digital, são estratégias para conectar e atrair o seu público ideal. Além do seu conteúdo se destacar, também elas são levadas por várias etapas de funil até realizar a venda. 

Portanto, vejamos algumas ferramentas que podem nos auxiliar nessa etapa. 

8 – Headline Analyser  

Uma ferramenta muito boa que possibilita analisar títulos de artigos. Portanto, a ideia dessa ferramenta é avaliar de que forma o título vai impactar sobre as pessoas, levando em conta o SEO. E assim, pesando entre os dois e gerando boas sugestões para você. 

Portanto, uma ótima opção para ajudar na hora de planejar os temas para os seus artigos. 

9 – Draft 

Nesse caso, temos uma plataforma completa para gerenciar conteúdos. Pois ela centraliza as informações, sugerindo novas ideias e até auxiliando na correção de textos, etc. Além de analisar os artigos do seu site, e dando sugestões para maior legibilidade. 

Logo, também é uma ferramenta bem recomendada, pois auxilia também no planejamento e até em pontos que podem ser melhorados. 

10 – Sweet Process 

Essa é outra excelente possibilidade de otimizar e criar bons conteúdos, e ainda é possível fazer em colaboração de toda equipe. Mas, sua versão mais completa é paga, porém tem várias opções de uso gratuitas. Portanto, ela permite criar checklists, compartilhar conteúdos em texto e também em vídeo. 

E assim, ajudando no planejamento e organização de conteúdo. 

Conclusão das ferramentas gratuitas para marketing digital 

Veja que, é bem possível ter acesso a excelentes ferramentas que auxiliam todo o trabalho do marketing digital. Todas elas, possuem excelentes funcionalidades, contribuindo em todas as etapas. Desde o planejamento até  o auxílio na execução e implementação. 

Portanto agora, só é preciso escolher aquelas que são mais funcionais para o seu negócio, e colocar a mão na massa. Com certeza, você ficará surpreso com os resultados. Confira!

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)