Página Inicial » Google » Entendendo de vez o que é publicidade – Sou Visto

Entendendo de vez o que é publicidade – Sou Visto

Você, em algum momento da sua vida, já deve ter se perguntando o que é publicidade e qual a sua importância para o mundo. Contudo, nem sempre a resposta vem na hora certa, e muitas vezes o conceito se torna vago.

Mas a verdade é que o papel cola publicidade é muito importante nos negócios, sejam eles de qual seguimento forem. Além disso, a publicidade está em todos os lugares: nas ruas, através de outdoors e cartazes, na tv, no rádio e é claro, na internet.

No post de hoje, você irá entender o que de fato é e quais são os exemplos mais comuns de publicidade. Por isso, continue sua leitura para que possa entender mais sobre o assunto.

o que é publicidade

Uma breve história da publicidade

Pode-se dizer que a publicidade teve início na Inglaterra, por volta do ano de 1650 nos jornais diários de Londres. Depois, a mesma migrou para os Estados Unidos no ano de 1750, chegando no Brasil apenas na metade do século XIX.

A publicidade nasceu juntamente com a Revolução Industrial e a necessidade que as indústrias tinham de anunciar os seus produtos. Assim, alguns profissionais foram sendo treinados para que pudessem chamar à atenção através de anúncios para os produtos de determinada marca.

Mas ao contrário do que vemos hoje, ou do que se busca ter, os anúncios não eram tão éticos. Além disso, muitos deles eram falsos, pois nesse momento não havia regulamentações quanto ao desenvolvimento desse tipo de trabalho.

Mas o que é publicidade?

Antes de aprofundarmos em algum tipo de exemplo de publicidade, é importante entender o que realmente esse trabalho é.

A publicidade trata-se então de uma estratégia de marketing. Ela se desenvolve da seguinte maneira: uma marca que deseja anunciar os seus produtos, compra um espaço de anúncio em um veículo de mídia, que, nesse caso pode ser na internet, na tv, rádio, etc…

Mas a publicidade não se limita a apenas isso. Ela também está dentro da Comunicação Social que tem como foco entender como se dão as relações sociais e culturais.

Para se tornar um profissional em Publicidade, existe uma Faculdade chamada de Publicidade e Propaganda, onde quem é graduado é chamado de publicitário.

E o papel do publicitário não se resume apenas em realizar uma propaganda, mas sim, estudar e entender os comportamentos sociais de acordo com as tendências e culturas.

Lembra da questão da ética na publicidade que foi falada logo acima?

Diagnóstico do seu marketing

Então, por ser a publicidade uma área que tem como foco influenciar em alguma forma o comportamento das pessoas, ela requer uma regulamentação. Afinal de contas, estamos falando de vidas que podem ser transformadas positiva ou negativamente por conta da publicidade.

Assim, a publicidade se torna um trabalho polêmico, pois muitos acreditam que ela incentiva o consumismo.

Mas é preciso entender que toda situação tem dois lados. E se por um lado, ela fomenta o consumismo, por outro, ela deixa o consumidor mais consciente das opções de consumo que ele tem.

E não adianta, em um mundo capitalista como é nosso, o consumidor precisa estar ciente de todas as opções que possui.

A diferença de Marketing e Publicidade

o que é publicidade

Muitas pessoas confundem Marketing com o que é publicidade. E isso é muito comum, pois ambas estão ligadas à atividade de vender um produto ou serviço.

Mas é preciso entender que marketing e publicidade não são a mesma coisa. Para que você possa entender melhor é preciso que você conheça um conceito de marketing chamado de Mix de Marketing, ou conceito dos 4 Ps.

E não se desespere, pois embora o conceito pareça complexo, ele na verdade é bastante simples.

O Mix de Marketing é a base para a formação do marketing em si, que teria como elementos fundamentais: Preço, Praça, Produto e Promoção.

Preço então, se refere aos custos da empresa bem como, projeções de lucro. No preço está também incluso a definição do público-alvo, ou seja, o público que tem o perfil para consumir o produto que a empresa está vendendo. Além disso, esse público deve estar disposto a pagar o valor por esse produto.

Praça se refere aos locais onde é possível vender esse produto, ou seja, espaços físicos ou virtuais onde o mesmo pode ser ofertado.

Produto seria o elemento em si, que envolve aplicações com embalagem, cor e forma bem como, qualidade, status e reputação.

E por fim, mas não menos importante, a Promoção, na qual está envolvido o conceito do que é Publicidade.

Entendendo de uma vez por todas o conceito

O último P do Mix de Marketing diz respeito então à promoção, que envolve estratégias de divulgação do produto ou serviço em si. E dentro destas estratégias, está então a publicidade.

Concluindo, o marketing consiste em conjunto de diferentes estratégias que tem como foco atingir o público-alvo. Já a publicidade tem como foco desenvolver uma comunicação para que possa convencê-lo a comprar esse produto ou serviço.

Principais exemplos

Todos os anúncios que você vê na tv, ouve nos rádios ou tem acesso através da internet são um tipo de exemplo de publicidade.

Podemos citar os conhecidíssimos anúncios de cerveja, que envolvem mulheres, praia e calor para convencer o público a compra-las. Assim como, os anúncios de comida, que fazem com que fiquemos com água na boca.

Um novo tipo de tendência de publicidade que vem ganhando força também, são os digital influencers, que por terem um grande número de seguidores nas redes sociais, conseguem convencer mais facilmente as pessoas a consumirem os produtos indicados por eles.

É possível fazer publicidade grátis?

A resposta é sim. Pois quando você entende que a publicidade trata-se de uma forma de comunicação com os consumidores para que eles possam consumir um produto, isso fica muito claro.

Assim, você pode falar do seu produto diretamente com as pessoas ou até mesmo, divulga-lo através de seus perfis sociais.

Mas é claro que para fazer isso, é preciso entender os conceitos éticos envolvidos na proposta para que a sua propaganda não se torne enganosa ou ofensiva.

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato

1 comentário em “Entendendo de vez o que é publicidade – Sou Visto”

Os comentários estão encerrado.

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)