Página Inicial » Marketing Digital » Engajamento orgânico: 3 dicas para aumenta-lo

Engajamento orgânico: 3 dicas para aumenta-lo

Instagram, um paraíso a ser explorado por pessoas físicas e empresas que almejam o sucesso! Mas para isso, o primeiro passo é obter engajamento orgânico, que nem sempre é tão fácil de ser conquistado, não é verdade?

E fica uma pergunta: como é possível obter sucesso dentro do Instagram? Pois afinal de contas, tudo parece tão inalcançável, não é verdade? Além disso, parece que, mesmo aplicando todas as dicas do mundo, ainda assim você não consegue obter resultados.

E se você está passando por esse tipo de problema e deseja saber como melhorar engajamento orgânico no Instagram, pois bem, nós traremos aqui dicas que realmente funcionam. Portanto, traga a sua xícara de café ou de chá, sente-se para que possa obter o melhor aprendizado.

engajamento orgânico

– Dica 1 para obter engajamento orgânico no Instagram: trabalhando com gatilhos mentais

Se você está em busca de gerar engajamento orgânico no Instagram, certamente já deve ter visto muita coisa por aí. Mas vamos sair um pouco do óbvio e focar em partes que quase ninguém te mostra. E uma delas, sem sombra de dúvidas, são os gatilhos mentais.

Gatilhos mentais nada mais são do que estratégias utilizadas para estimular o cérebro a tomar uma decisão rápida. Trata-se de um item muito utilizado em vendas para convencer os consumidores a tomarem uma decisão de compra.

O que são os posts, stories e todas as atividades no Instagram do que tentativas (de sucesso ou fracassadas) de vendas?

No Instagram, essa venda está relacionada à marca em si, ou seja a representatividade para o público, que falaremos logo a seguir.

E por quê começarmos a falar primeiramente de gatilhos mentais para obter engajamento orgânico no Instagram, antes de qualquer outro item?

Simples, porque em grande parte dos recursos utilizados dentro da plataforma, você vai precisar aprender a usar os gatilhos mentais.

Quais são e como utilizar gatilhos metais?

Existem vários tipos de gatilhos mentais, e cada um pode ser utilizado de uma forma, veja só:

Gatilhos mentais para engajamento orgânico no Instagram de urgência escassez

Esse tipo de gatilho mental deve ser utilizado para implantar uma ideia de perda ou raridade. Uma vez que o ser humano tem aversão à perda, então, convencido de que algo pode acabar a qualquer momento, ele tende a realizar uma compra.

Ou nesse caso, uma curtida, passada pelo Stories, compartilhamento de publicação ou comentário. O fato é que quando incutida essa ideia na mente de uma pessoa, ela não se desliga facilmente dela e acaba fazendo o que você está instruindo-a a fazer.

Exemplos tais como: “clique aqui agora mesmo ter acesso às ultimas 10 unidades restantes do produto x”.

Gatilhos mentais de autoridade

Está aqui a resposta que muitos se fazem sobre engajamento orgânico e marketing de conteúdo.

Isso porque um gatilho mental que as pessoas associam muito é a autoridade que uma marca tem sobre determinado assunto. Assim, se torna mais fácil delas comprarem seja o que for.

E os maiores exemplos dentro do Instagram são os posts informativos, opiniões de especialistas e tudo mais que dê credibilidade ao conteúdo.

Gatilhos mentais de prova social para obter engajamento orgânico no Instagram

Para finalizar a parte de gatilhos mentais para engajamento orgânico no Instagram, temos a prova social. Essa, nada mais é do que utilizar multidões para atrair as pessoas.

E o maior exemplo desse tipo de gatilho mental para gerar engajamento no Instagram é indicar o número de pessoas. São posts do tipo: “ Veja aqui o que milhares de pessoas já comprovaram sobre o produto x”. “ Entre para o time de mais de x mil pessoas que experimentaram esse produto e obtiveram sucesso”.

Agora que você já entendeu mais sobre como os gatilhos mentais podem aumentar engajamento orgânico no Instagram, vamos às outras dicas.

– Dica 2 Para obter engajamento orgânico no Instagram, saiba como direcionar os seus leads

Obter leads qualificados é o segredo do sucesso não só no Instagram, mas em qualquer rede social. E como fazer isso?

Pois existem alguns procedimentos muito importantes, confira quais são:

  • Uso das hashtags: pois elas direcionam o conteúdo a quem de fato interessa;
  • Montagem de um perfil profissional: já falamos bastante aqui sobre isso. Pois um perfil profissional tende a caracterizar sua marca e oferecer outros benefícios como as métricas, além dos impulsionamentos pagos;
  • Utilize as métricas: para desenvolver e postar conteúdos de acordo com os dias, horários e perfil do público-alvo.
engajamento orgânico

– Dica 3 Para obter engajamento orgânico no Instagram, invista em conteúdo visual

Em se tratando de conteúdo visual para Instagram, estamos falando das fotos e vídeos, que realmente são elementos atrativos. Assim, é de extrema importância que eles sejam bem editados, com imagem focada e que realmente expressem o conteúdo que vocês desejam transmitir aos seus seguidores.

Para tanto, conte com a ajuda de ferramentas tais como Canva, que possui uma versão paga gratuita, para a edição de imagens e montagens de posts, bem como Adobe Premiere Por CC para a edição de vídeos.

Lembrando que, para todos os conteúdos é imprescindível utilizar boa escrita, seja para anunciar ou para escrever um pequeno texto, além dos gatilhos mentais.

engajamento orgânico

Conclusão

Neste post, você aprendeu que gatilhos mentais são um dos pontos mais importantes para que você consiga obter engajamento orgânico no Instagram. Portanto, vale a pena investir nisso se você quiser obter sucesso na plataforma.

Além disso, não se pode esquecer de itens importantes como as hashtags, perfil profissional, utilização de métricas bem como, um bom investimento no conteúdo visual.

O sucesso obtido na plataforma do Instagram não é mero acaso, embora algumas vezes pareça. E para isso, são utilizados diversos recursos que não só tendem atrair, reter e conquistar seguidores, que mais do que simpatizarem também compram e vendem uma marca. E o trabalho nesse sentido é constate e não para nunca, requerendo que as estratégias sejam renovadas periodicamente

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)