Página Inicial » Marketing Digital » 2 coisas indispensáveis no momento da construção da marca

2 coisas indispensáveis no momento da construção da marca

construção da marca
Branding Advertisment Copyright Value Profile Concept

Você sabe como fazer a construção da marca? Mas além de pensar no nome, nas cores, letras, formatos, sons você também criou em sensações e lembranças?

É exatamente essa a função do branding, ou seja, o processo de nascimento de uma marca: despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço. Profundo, não é mesmo?

Todos os passos para a construção da marca são essenciais para remeter sensações únicas em seu público. Portanto, no post de hoje vamos te mostrar como fazer um bom branding. Continue acompanhando!

Qual a importância do Branding?

A globalização aumentou a competitividade, e demonstrar diferencial de marca passou a ser necessário, assim como ter um propósito que vá além de um posicionamento e aumento de vendas. Portanto, ter um bom planejamento de branding é fundamental na hora de iniciar a construção da marca.

Uma marca, quando bem desenvolvida, tem o pode de se conectar com o seu público. Dessa forma, ela tem mais chances de aumentar a venda do seu produto ou serviço, uma vez que, quando conquistados, os consumidores pagam o preço sem pedir desconto.

A construção da marca deve envolver personalidade e propósito, criar identificação com as pessoas, com suas histórias, suas causas e promover boas experiências. Afinal, essas são a chave para a recomendação para se ter uma marca sólida em um mercado.

Como fazer uma construção da marca com Marketing Digital

Diverse People Thinking Planning Marketing Brand Concept

O planejamento de branding é um conceito que surgiu antes do Marketing Digital. Quando a internet ainda era um sonho, as marcas se posicionavam por meio dos meios de comunicação tradicionais. Portanto, rádio, TV e mídia impressa eram os canais utilizados pelas empresas.

Mas o cenário foi transformado pela tecnologia e o marketing digital trouxe outras formas de fazer a construção da marca. Dessa forma, houve a possibilidade de fazer branding no ambiente digital.

Hoje, uma marca pode escolher canais super personalizados e com menor custo para se relacionar com seu público, assim como oferecer diferentes formas de compra. Afinal, a tecnologia para ser utilizada para promover uma marca!

Existem diversas formas de trabalhar a construção do branding na internet. Podemos dividir as iniciativas em dois grupos:

1. Identidade visual para a construção da marca

Elas são as representações visuais da sua marca que ajudam a criar uma identidade na mente do consumidor. Portanto, o logo, um estilo de foto, fontes e cores são considerados identidade visual.

Quanto mais alinhada ela for, mais provável e rápida será a associação na mente de quem busca opções de marcas.

Adeque o seu logo

É extremamente importante que, no momento da construção da marca, ela também seja pensada para web. Afinal, os formatos de arquivo que são usados para materiais impressos são diferentes dos usados para a internet.

Assim, pense na aplicação da sua marca, na facilidade de leitura e entendimento do nome quando ela estiver em versões reduzidas. Esse planejamento de branding é fundamental na hora de lançar a sua marca no mercado.

Crie o seu manual de marca

Na construção do branding, em seu manual, devem estar todas as cores que a marca pode ter, qual a fonte foi usada na sua criação dela, quais são os códigos das cores, como ela deve ser aplicada em materiais, versões verticais e horizontais etc. Todas essas informações são importantes!

Determine uma unidade de estilo

Busque exemplos de fotos que tenham uma mesma linha e que sirvam de exemplo para o estilo que você quer adotar para a marca. Mas lembre-se, são somente como exemplos e não cópias! Seja original.

Procure seguir um estilo, pois ele comunicará muito da sua marca. Há vários exemplos legais sobre identidades visuais marcantes! 

2. Estratégia

A estratégia faz o papel de transmitir os valores não visuais, é como você transmite o seu propósito. Ou seja, o tipo de conteúdo e como se expressar para o seu público.

A criação de percepção pela estratégia se dá num nível mais profundo, em que o consumidor se identifica não só com o estilo, mas com os valores da marca criando uma conexão mais forte. Quando essa conexão acontece, a fidelização do cliente é certa!

Personalidade da marca

Na hora da construção da marca, pense nas seguintes questões:

  • Qual a personalidade da sua marca?
  • Quais adjetivos ela tem?
  • Se ela fosse uma pessoa, como ela seria?

Essas perguntas ajudam a criar uma imagem mental mais clara.

Tom de voz na construção da marca

Como é a linguagem da marca? É descontraída? É especializada? Você precisa adequar a linguagem ao público no momento do planejamento de branding.

Pesquise quais são os termos usados pelos seus clientes em conversas casuais e adote os que fazem sentido para sua marca. Ter essa comunicação mais próxima ao seu público faz toda a diferença.

A linguagem tanto escrita quanto por emojis é uma ferramenta muito forte de conexão.

Canais

Afinal, onde está seu público? Quais os canais ele usa para se relacionar com outras marcas e pessoas?

Existem diversos canais nos quais você pode se relacionar como, por exemplo, WhatsApp, email, redes sociais. Mas lembramos que você não precisa estar presente em todos os canais, mas sim nos que tem um papel estratégico para o crescimento do seu negócio.

Portanto, no momento da construção da marca, anote onde você precisa estar presente!

É recomendado que você inicie com a criação de um site, para incluir a sua empresa nos resultados de busca que os clientes realizam. Lembre-se de que todas as novidades que sua marca lançar devem constar no seu site ao mesmo tempo.

O segundo passo é criar uma fanpage no Facebook, que é hoje a maior comunidade online do mundo. O Facebook é um ótimo canal de relacionamento com o cliente e divulgação.

Conteúdo

Por fim, mas não menos importante, pense em seu conteúdo. Uma boa estratégia de conteúdo não ajuda somente sua marca a se destacar na busca, mas faz com que ela tenha visibilidade e ganhe autoridade no meio em atua.

Aplicando os conceitos de unidade visual do branding, lembre-se de que o seu conteúdo deve ser personalizado com a identidade da marca em todos os canais e materiais. Portanto, use a linguagem certa para se comunicar com o seu público e criar bons conteúdos!

Gostou de saber mais sobre a construção da marca? Deixe seu comentário.

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)