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Como fazer o gerenciamento de redes sociais?

Gerenciar redes sociais é uma atividade que não se resume apenas à postagem de conteúdo em um determinado perfil. É necessário haver um planejamento, e este precisa ser estratificado, ou seja, divido em pequenas e variadas etapas, onde serão aplicadas estratégias específicas.

Num bom conjunto de estratégias, leva-se em consideração, principalmente, fatores como o tipo de conteúdo a ser desenvolvido, a comunicação com os clientes e, por fim, quais os resultados gerados a partir destas duas variáveis.

Entretanto, com pouca ou nenhuma estratégia bem definida, seu negócio poderá se tornar menos lucrativo, já que não será vantajoso o custo-benefício de um gerenciamento de redes sociais mal desenvolvido.

Quais redes sociais mais indicadas para alavancar um negócio?

Saber o tipo de rede social é mais adequado para a divulgação do negócio requer definir para qual público pretende vender seus produtos ou serviços. Atente-se para a abrangência que deseja dar à sua propaganda – as mídias sociais também variam neste caso.

Por exemplo, se tem um empreendimento físico e pretende expandir para o meio virtual, o Instagram e Facebook são mídias excelentes para uma divulgação em massa e bom engajamento. Dentre diversas e variadas funções, também possuem ferramentas que otimizam suas estratégias.

Caso não tenha certeza onde encontra-se a maior parte do seu público, crie perfis em diferentes redes sociais e vá realizando testes. Analise as variáveis de estar em cada uma destas mídias e defina, estrategicamente, em qual delas irá de fato aplicar o gerenciamento elaborado.

Como começar a montar uma boa estratégia de gerenciamento de mídias sociais?

Como dito anteriormente, não adianta criar um perfil para o seu negócio nas redes sociais e não ter um bom plano de gerenciamento destas mídias. Os resultados gerados não serão satisfatórios e a tendência é que você desanime justamente por não saber como usar de forma eficaz as ferramentas oferecidas. Acompanhe as dicas a seguir:

Estabeleça o tipo de conteúdo que será desenvolvido

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É bem simples. Aqui, precisará ter muito bem definido o principal objetivo do seu negócio. Se pretende vender roupas femininas, pense em como poderá gerar interesse e engajamento em seu público-alvo e, em seguida, desenvolva um conteúdo na rede social voltado para esta temática.

Você pode gravar vídeos interagindo mais diretamente com seus potenciais clientes, instigando-os a opinar e a sentirem-se estimulados a consumir seu produto ou contratar seus serviços. Não necessariamente você precisa estar sempre falando do seu negócio, mas também dos temas afins.

Conteúdos interativos nas mídias sociais geram bastante engajamento entre empresa e público, e ainda dão a oportunidade do empreendedor compreender melhor as demandas de seus clientes, buscando atendê-las e, consequentemente, gerando mais lucros para o negócio.

Estabeleça um cronograma de postagens

É muito importante definir um calendário de postagens para a rede social do seu empreendimento. Isto porque, na falta de um, você ficará perdido em relação ao volume de postagens efetuadas e não gerará em seu público a sensação de compromisso com o produto ou serviço oferecido.

Estipule a quantidade de dias semanais em que as postagens ocorrerão e os horários de maior tráfego do seu público. O Instagram, por exemplo, é uma mídia que traz ferramentas indicativas não apenas acerca dos horários de pico dos usuários, mas dos dias de maior atividade deles no perfil.

Montar um cronograma de postagens para a rede social do seu negócio facilitará saber o que seu público procura, e há ferramentas específicas que apontam quais publicações tiveram melhor engajamento, te dando a oportunidade de otimizar as vendas, postando massivamente o que interessa aos seus clientes.

Leia também: Criar logo: como criar o logotipo para a sua empresa

Atente-se, principalmente, para o horário de maior tráfego dos seus clientes

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Uma das dúvidas recorrentes de quem cria um perfil para o seu negócio numa rede social, é sobre em quais horários as postagens recebem maior atenção. A resposta é apenas uma: depende do público-alvo que deseja atingir.

Não é difícil delimitar essa questão, já que, atualmente, a maior partes das mídias sociais oferece ferramentas que mostram com precisão quais são os horários de maior pico em que seus potenciais clientes estão trafegando pelo perfil da sua empresa.

Analise esses relatórios de tráfego e trace uma média dos horários mais vantajosos para publicar conteúdo, gerando mais engajamento e, consequentemente, mais lucro para o seu negócio. Esta é uma parte importante da estratégia de gerenciamento de redes sociais. Fique atento!

Interagindo com seu público

Esteja sempre pronto a interagir com seus clientes de forma cortês e objetiva nas redes sociais. Não evite críticas. Ao recebê-las, responda educadamente, buscando solucionar os problemas apontados pelos usuários. Fugir de reclamações gerará avaliações negativas e perda de lucros.

Ao interagir com seu público da forma correta, você aumentará o nível de confiança em seu empreendimento e fidelizará clientes, melhorando ainda mais o tráfego no perfil de sua empresa, bem como a procura por seus produtos ou serviços.

Lembre-se que criar um perfil para o seu negócio nas redes sociais é estar aberto não só a elogios, mas também críticas. Estas mídias são um ótimo canal de comunicação entre empresa e cliente, e ajudam a entender melhor as demandas dos usuários e otimizar estratégias de marketing.

Analise os resultados

Para saber se o gerenciamento de redes sociais aplicado em seu negócio online está dando certo, a única forma é analisar os resultados gerados. Mais uma vez, há nessas mídias a presença de ferramentas que apresentam métricas nas quais poderá basear sua análise.

Veja o quanto de engajamento as publicações trouxeram para o perfil, bem como o número de usuários que chegou ali na última semana ou mês. Observe também o volume de postagens dentro de um determinado período, e se é necessário aumentar ou diminuir a quantidade.

Por fim, analise os resultados financeiros que esse gerenciamento trouxe. Se os lucros advindos das divulgações na rede social aumentaram consideravelmente, então potencialize a estratégia aplicada e incremente. Se for o caso, com mais algumas técnicas de divulgação e engajamento.

Seguindo as dicas anteriores, você conseguirá ter um bom começo expandindo seu negócio para o meio virtual. Principalmente se estava tendo dificuldades em montar um plano de estratégias que gere resultados consistentes e duradouros.

Caso ainda haja dúvidas ou sugestões, deixe abaixo nos comentários e compartilhe conosco sua experiência na utilização das redes sociais como forma de turbinar seu empreendimento.

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