Página Inicial » Marketing Digital » Como detectar um perfil fake no Instagram?

Como detectar um perfil fake no Instagram?

Infelizmente o perfil fake no Instagram é algo muito comum, sendo que, em sua maioria, estes perfis são criados por robôs com diversas finalidades, como curtir postagens, realizar views, seguir outros perfis. E sobre todos esses assuntos já tratamentos aqui no Blog.

Contudo, é importante saber como descobrir um perfil fake no Instagram, uma vez que isso pode evitar diversos problemas.

No post de hoje, você vai aprender a identificar todos os sinais de uma conta fake na plataforma. Acompanhe tudo a partir de agora!

perfil fake no Instagram

Um perfil fake no Instagram é …

Um perfil que foi criado recentemente ou que possui poucos posts

Embora muitas pessoas se inscrevam todos os dias na plataforma, nem sempre elas são verdadeiras, pois, afinal de contas, o Instagram está em ativa desde o ano de 2010, então, a grande maioria das pessoas que você conhece certamente estão por ali.

Além disso, é preciso levar em consideração de que muitas contas falsas são criadas de forma muito rápida, e em larga escala. Desse modo, não há muito tempo para se pensar nos detalhes, como os posts, por exemplo.

Outro modo de entender mais sobre ó perfil, é identificando qual o seu país de origem, uma vez que, geralmente os perfis fakes do Instagram são criados em países distantes. Portanto, fique de olho nisso também.

Para tanto, você pode analisar essa informação entrando na opção “ sobre esta conta e identificando esses dados”.

É um perfil que segue muita gente, porém, tem pouquíssimos seguidores

Outro sinal de que você pode estar deparado a um perfil fake no Instagram é o fato de que o mesmo não possui muitos seguidores.

Sim, para conseguir seguidores é um trabalho difícil, nós sabemos disso. Mas a verdade é que esse tipo de perfil tem um número discrepante em relação à quantidade de pessoas que o seguem e à quantidade de pessoas que ele segue.

Isso acontece porque grande parte dessas páginas é projetada exatamente para isso: seguir pessoas.

Para descobrir um perfil fake no Instagram, fique de olho na foto

perfil fake no Instagram

Geralmente aqueles perfis que não possuem uma identidade verdadeira não possuem foto ou então, estas fotos não são realistas. Ou seja, são fotos de famosos, paisagens, desenhos, mas nada que identifique a identidade daquela pessoa.

Além disso, perfis fake que desejam passar a ideia de uma pessoa real, geralmente utilizam fotos de pessoas muito bonitas como seu avatar. Então desconfie quando se deparar com uma conta assim por aí.

Possui uma bio vazia ou bastante genérica

Perfis falsos nas redes sociais não possuemuma bio personalizada, isso quando não estão vazias é claro. E isso acontece pelo fato de que estas contas são produzidas em larga escala, e não há tempo suficiente para preencher uma a uma com dados fictícios particulares.

Além disso, é importante que você também desconfie daquelas páginas em que no lugar das descrições, inserem emojis, pois pode ser que você esteja se deparando com uma conta fake!

Um perfil fake no Instagram geralmente utiliza muitas hashtags

Está aí mais um fato que pode ser comprovado ao se deparar em um perfil fake no Instagram.

E isso quem está dizendo não somos nós, mas sim, uma pesquisa realizada pela Squid, uma empresa de marketing de influência, em um estudo feito no ano de 2018.

Mas aqui é importante analisar o seguinte fato: o levantamento mostra que um perfil pode ser falso quando utiliza hashtags que não possuem ligação direta com o assunto, bem como, com sua proposta inicial.

Um perfil fake no Instagram parece um zumbi: não curte, comenta ou compartilha

perfil fake no Instagram

Se você se depara com perfis que pouco interagem ou buscam engajamento para si, pode ser que você esteja tendo acesso a um perfil fake. Para ter acesso a esses dados é muito simples, basta que você analise a comunidade ativa desse perfil identificando se ele faz comentários, curte ou replica postagens.

Isso porque é natural que os níveis de engajamento com um perfil fake sejam muito pequenos, levando em consideração de que eles não possuem muitos seguidores.

Identificadas todas estas características e na forte suspeita de um perfil fake, o que fazer?

É muito importante ressaltar o que o Instagram diz a respeito de contas falsas criadas na plataforma. Nesse caso tais contas ferem os termos de uso da rede social. Assim, sempre que o Instagram detecta que há uma conta falsa, esta é removida na hora.

Pode ser que isso leve algum tempo, mas o Instagram sempre consegue detectar devido aos seus algoritmos que analisam todos os comportamentos do usuários na rede. E, como você pode observar, uma conta fake possui comportamentos muito típicos, diferentemente de uma pessoa real.

Mas se você também acredita que está tendo contato com uma conta fake, é possível denunciá-la.

Como denunciar um perfil fake no Instagram?

Para denunciar uma conta fake no Instagram basta seguir estes passos:

  1. Toque no menu de três pontos que você encontrará no perfil de fotos;
  2. Clique em “ Denunciar”;
  3. Em seguida, clique em “ É Spam”;

Pronto, com estes passos simples você consegue denunciar uma conta fake e contribuir para uma comunidade mais ética.

Por que é importante identificar e denunciar contas fakes?

 O trabalho para engajamento orgânico dentro da rede social é bastante árduo e requer muito tempo para que alcance os resultados almejados.

Contudo, as contas fakes podem atrapalhar isso, pois são criadas para uma finalidade que é a de burlar o trabalho orgânico que muitos exercer.

E mesmo que muitos acreditem que essa é a melhor forma de se obter resultados rápidos, isso não é verdade, pois como você pode constatar, o Instagram consegue identificar em sua maioria os perfis fakes excluindo-os.

Então, quem investe nesse tipo de “ ajuda” pode acabar perdendo três coisas preciosas: tempo, dinheiro e credibilidade dos seus seguidores verdadeiros, já que as pessoas buscam marcas de autoridade para que possam seguir na internet.

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)