Página Inicial » Redes Sociais » Como Detectar um Perfil Fake no Instagram

Como Detectar um Perfil Fake no Instagram

 Você certamente já se deparou com algum perfil fake no Instagram. Com o uso das redes sociais cada vez mais presente na vida das pessoas, é quase impossível não se deparar com uma conta que não condiz com a realidade.

A expressão “fake” é baseada na criação de uma conta em uma rede social.

Para isso, as pessoas usam identidades falsas. Seja de um famoso, um cantor, um personagem conhecido ou até mesmo uma pessoa comum (desconhecida no meio artístico.)

O criador, nada mais, que veste um personagem e passa a viver um mundo fictício, ou seja, que não vive aquilo que posta.

Acima de tudo é preciso destacar: Essa “mentira virtual” pode acarretar graves consequências, tanto para o criador do perfil, quanto para pessoas que são enganadas por esses perfis.

Hoje também, é bastante como as pessoas fazem uso desses perfis em sites de racionamentos. Com a intenção em bater papo, mas, sem passar a sua verdadeira identidade. Mas, a pergunta que não quer calar.

Por que tantos perfis fakes? O que pretende essas pessoas com a criação de inúmeras contas falsas? Tem como descobrir se é uma conta falsa ou não? E o que isso pode acarretar a seus criadores? Entretanto, vamos descobrir tudo isso nesse artigo.

Por que as pessoas criam um perfil fake?

Perfil Fake

Temos hoje a rede social como um aliado nosso. Que está ali sempre a nosso favor, juntamente para que possamos nos expressar da maneira como quisermos.

Se você entrar em um perfil de uma pessoa, com muitos seguidores (famoso ou influencer), e entrar nos comentários de fotos, você vai ver que inúmeros comentários são de contas falsas.

Atenção no insta

Mas aí é que está, como ali é um ambiente que você diz o que quer e o que não quer. Muitos fazem uso desses perfis, justamente, para fazer críticas, ou para atacar a vida de alguém com palavras destrutivas.

É grande a diversidade de pessoas que lidam com esses perfis todos os dias, e a todo tempo. Postou uma foto? está lá um comentário de um perfil fake.

Publicou um vídeo, ou um stories? Está lá um direct de perfil fake. E como dito, na grande maioria das vezes com ofensas e críticas voltado para o dono do perfil.

Hoje tem psicólogos que analisam o que tem por trás de um criador de um perfil falso. Mas, o que leva a pessoa a isso? Qual o sentido de a pessoa investir tempo em algo que não é seu?

Para alguns psicólogos, a pessoa pode criar um perfil fake, por diversos fatores.

 Entre eles:

Ser alguém diferente do que realmente é,  evitar o julgamento de terceiros, se divertir e conhecer pessoas novas sem a necessidade de mostrar a sua realidade, expressar-se de maneira ríspida,   vingar-se de alguém sem ser identificado, entre outros fatores.

Leia também: Posicionamento de marketing: como ele impacta no branding

É permitido criar um perfil falso?

Perfil falso

 Todo mundo sabe que a internet é uma das principais ferramentas do nosso dia a dia.

A gente trabalha, estuda, se diverte, se comunica por meio das redes sociais.

No entanto, tudo aquilo que vem e tem um lado positivo como tem sido essa evolução tecnológica, tem também o lado negativo. Um exemplo disso são as criações desses perfis falsos nas redes sociais.

Mas afinal de contas, isso é ou não é crime?

Um perfil falso é considerado um Crime Virtual.

 Quem comete a prática de criação de perfil fake, ela responde dentro do direito civil, por danos morais.

E dentro da esfera penal, ela pode responder pelo crime de falsidade ideológica. O que pode cominar em penas de restrições de liberdades e multas.

No entanto, para se configurar esse crime são necessários alguns requisitos importantes

·         É importante que seja configurado e comprovado que o agente, ao criar o perfil falso, teve a intenção (o dolo) de obter essa vantagem ou causar dano a terceira pessoa.

Entretanto, se isso não for comprovado, não é configurado o crime de falsa identidade.

·         Outro ponto importante que é de suma, importancia analizar é o tipo de perfil.

Exemplo: Se um perfil é de animal ou de frases esse tipo de perfil não entra no crime de falsa identidade. É necessário que o perfil seja de uma pessoa real (viva ou já falecida).

Esse tipo de perfil pode se encaixar em outros tipos de crimes a depender da conduta. Como calúnia, difamação ou até mesmo estelionato.

Como Descobrir um perfil Fake no Instagram?

inentificando um perfil falso

A criação de um perfil fake, é uma das muitas ações que violam os termos de uso do Instagram.

O sistema costuma automaticamente deletar essas contas, entretanto, uma ou sempre outras passam pelo sistema sem serem detectadas. E cabe a você saber lidar com elas ou não.

Vamos ver algumas dicas para você conseguir detectar se essas contas são reais ou não.

1.      Analise se o perfil foi criado recentemente antes de interagir com você.

2.      Veja os seguidos e quem segue a conta. O perfil segue muitas pessoas e não é seguido por ninguém.

3.      Não faz uso de foto no perfil, ou faz, porem, a foto usada é uma foto surreal.

4.      Observe sempre a biografia do perfil. Mas, se ela for vazia, ou muito genérica (uma frase copiada do Google, juntamente com uma frase pequena que não condiz com o perfil da pessoa, sem idade, nome ou qualquer informação.)

5.      O uso extremo de Hashtags (o perfil tem uma foto com várias Hashtags na legenda.)

6.      Baixo nível de engajamento, poucas pessoas interagem com o que o perfil posta. (comentários)

7.      O Instagram oferece uma ferramenta que permite você entrar no perfil e ver a data de entrada da pessoa no Instagram e onde está situada a conta.

Por essa ferramenta você consegue duas informações importantes, quando a pessoa criou a conta, juntamente com o local onde criou a conta.

Contudo, se você juntar todas as dicas fornecidas acima e o perfil condiz com todas elas juntas, muito provavelmente você está lidando com um perfil fake.

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)