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O que é Briefing? Qual o Significado de Briefing – SouVistoo

Todo e qualquer trabalho que vamos desenvolver requer um briefing. Ou seja, saber as mais detalhadas informações possíveis sobre nosso cliente para que consigamos desenvolver nosso trabalho com maior eficiência.

É muito importante você solicitar a demanda dentro de determinada empresa. Esse documento é uma estratégia muito assertiva.

Hoje vamos falar sobre briefing, que é uma ferramenta capaz para trazer resultados magníficos.

briefing

O briefing

Várias pessoas não reconhecem o verdadeiro significado e a importância que tem este termo. Briefing é de uma origem inglesa e significa ações.

Trata-se de uma ferramenta que é bastante utilizada pelos profissionais das áreas de marketing e publicidade em geral. Muitos profissionais da área de administração de empresas e design também utilizam o briefing.

Enfim, pode-se dizer que o Briefing nada mais é do que um acervo de informações. Nele é possível encontrar uma síntese do que será preciso para executar determinados projetos e atividades ou demandas.

Além do mais ele pode ser consultado e visto quantas vezes você achar necessário até porque o projeto será criado nas suas informações oferecidas, por quem tem interesse e por esse motivo, é muito importante que no briefing possua todas as informações que serão necessárias para que seu trabalho seja feito e entregue.

O que deve conter em seu Briefing

Agora que você já sabe o que é o briefing e o conhecendo pode iniciar o seu projeto ao executar uma demanda pode ser que possam surgir algumas dúvidas e então veja aqui o que precisa conter em seu briefing.

Uma fase muito importante do processo talvez a principal seja a sua criação do seu perfil você precisa entender completamente qual é de fato o objetivo do teu cliente. Seja ele criar site ou até mesmo um blog, um material impresso, uma peça que possa ser divulgada nas redes sociais um novo visual e também uma nova estratégia para gerar Leads.

Público alvo

Talvez você possa achar estranho, mas várias empresas não conseguem reconhecer o seu público alvo, e isto é fundamental, que o seu cliente saiba reconhecer qual é o seu público alvo e quais as classes fazem parte dele como a sua faixa etária.

No briefing precisa constar se são mais homens ou mulheres, quem são os principais compradores de sua própria marca entre diversas outras informações onde facilitam ainda todos este processo que aproxima o que o cliente deseja.

Concorrência

Você criar uma lista dos principais adversários da empresa e mostrar o seu cliente que estes adversários são parâmetros para que ele cresça, cada vez mais, por isso é de suma importância que você mostre para seu cliente essa lista.

Orçamento

Mesmo que se sinta desconfortável não fique sem jeito em perguntar qual é o seu orçamento disponível desta empresa, para desenvolver o projeto. É muito difícil encontrar pessoas que não se incomodam a falar de gastos, porém esse fator irá influenciar no valor do que você irá executar.

Por isso você deve perguntar sim e discutir sobre esse quesito para saber o real valor a ser investido, assim você pode investir no projeto de maneira mais eficaz e consciente e em determinados serviços de acordo com o capital que a empresa está oferecendo.

O processo é de suma importância que você compreenda que o correto é ajustar este projeto ao valor que esta sendo investido sem que a sua qualidade seja comprometida.

Prazos

Independente do que possa ser o projeto do seu cliente o correto é que seja estabelecido o prazo para cada etapa do projeto até mesmo pra que você consiga entrega-lo.

Diagnóstico do seu marketing

Essa é uma reunião muito importante para o seu cliente compreender que você tem o seu tempo de produção e sem dúvidas para que vocês possam alinhar da melhor maneira para ambos os prazos de entrega sem afetar a produção e também não prejudicar quem está investindo.

Você não pode se esquecer de ser honesto para que sua equipe consiga cumprir os prazos que serão solicitados e até mesmo colocados por você.

Objeções

Mesmo que seja um projeto de longo prazo, você não pode falar no briefing apenas o ideal, mas sim que ele não será feito em longo prazo como um todo.

Saber o que pode e o que não pode ser feito no projeto em questão é o segredo para que se possa ter um resultado magnífico, por exemplo, se no caso uma empresa busca a criação de um site a pessoa responsabilizada por acompanhar as reuniões deverá dizer quais imagens cores termos podem não ser usados ou não.

Todas essas questões pode ter uma pontuação afim de que os trabalhos sejam feitos e não precisem ser feitos novamente.

A importância da participação do seu cliente

Pode ser que você ache estranho, mas para responder a muitos questionamentos você precisará do seu cliente e do briefing. É preciso contar com a colaboração dele ou de quem está solicitando determinada demanda a você.

Isso por que é a pessoa mais apta a lhe passar informações de forma precisa. Essas informações pode ser como ela deseja que o projeto seja feito, assim como os objetivos que pretende alcançar e outros.

O ideal é que você elabore um determinado questionamento padrão com perguntas muito bem desenvolvidas para que o seu cliente responda. Assim você saberá o que ele verdadeiramente deseja para que você não precise ficar sempre perguntando tirando as mesmas dúvidas.

Reunião para criação do seu briefing

A reunião é sobre como será projetado o seu briefing então é fundamental que ela seja muito bem planejada. Afinal, o preenchimento do questionário deve ser completo e precisa conter todas as perguntas possíveis.

Desde as mais óbvias quanto as mais inusitadas uma vez que, elas serão as respostas que irão ajudar você a desenvolver o seu projeto do início ao fim.

Você considerar todos esses pontos anteriores em que mencionamos, irá sim contribuir para que você tenha um briefing completo. Certamente, seguindo as orientações ele terá bom conteúdo e objetivos bem definidos para que seja possível de alcançá-los.

Conte com o apoio desta ferramenta que é muito importante para que você consiga atingir resultados magníficos em sua atuação profissional.

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