Página Inicial » Marketing Digital » 5 coisas indispensáveis no momento de construção de marca

5 coisas indispensáveis no momento de construção de marca

O processo de construção de uma marca pode levar anos, logo, é fundamental conhecer 5 coisas indispensáveis no momento de construção de marca.

Afinal, a marca de uma empresa não é apenas o nome, ou seja, é preciso gerar percepções na mente do consumidor sobre a mesma.

Pensando nisso, trouxemos 5 coisas indispensáveis no momento de construção de marca para te ajudar nessa tarefa tão importante. Confira!

O que é a construção de marca?

Quando nos referimos a marca de uma empresa não estamos falando apenas do nome. Assim sendo, essa marca é um conjunto de experiências e sentimentos do seu público sobre os seus produtos e/ou serviços.

Claro que cada cliente possui uma percepção diferente da marca, até porque ela será baseada em diversos contextos como, por exemplo:

  • Social;
  • Cultural;
  • Econômico;
  • E nas experiências que tiveram com a sua empresa.

Portanto, as 5 coisas indispensáveis no momento de construção de marca servem para que sua empresa entregue, experiências incríveis, independente dos valores de cada cliente.

Qual é o objetivo das coisas indispensáveis no momento de construção de marca?

Sabemos que a marca é representada pela perspectiva que o cliente possui sobre a sua empresa, mas, qual é o objetivo dessa construção?

De modo geral o principal objetivo é obter vantagens competitivas, ou seja, fazer com que o cliente escolha a sua empresa ao invés da concorrência.

Saiba que não há como ter controle sobre as percepções do seu público. Por isso, o foco de todas as estratégias, precisa ser a satisfação do cliente.

Com isso, a sua marca irá se destacar nesse mercado tão competitivo e o sucesso virá naturalmente.

vantagem competitiva

Para quais empresas as coisas indispensáveis no momento de construção de marca são indicadas

Alguns empreendedores acreditam que a construção de marca é apenas para grandes empresas. E ainda existem pessoas que imaginam que as grandes empresas construiriam a marca rapidamente, isto é, sem nenhuma ação estratégica.

Portanto, a construção de marca é indicada para TODAS as empresas, ou seja, para microempresas, assim como, para empresas de pequeno, médio e grande porte.

Vale ressaltar que toda empresa passa pelo processo de construção de marca, pois, é um processo natural de acordo com as tomadas de decisão diárias.

Você deve estar se perguntando: se o processo é natural, então, porque devo me preocupar com coisas indispensáveis de construção de marca?

Um bom exemplo para responder esta questão é falando sobre a empresa CCE, se você conhece a empresa provavelmente não possui uma boa percepção.

A empresa de eletrônicos/eletrodomésticos não existe mais, porém, antes de ser adquirida pela Lenovo (que não seguiu com a marca), tinha uma má reputação.

A CCE ficou conhecida como uma empresa que oferece produtos de má qualidade. E você acha que foi esta a visão de futuro que ela planejou? Com certeza não.

Por isso que você deve se preocupar em construir uma marca para sua empresa. Assim, as ações serão pensadas para que sua empresa tenha sucesso a longo prazo.

Leia também: Seguidores: saiba como comprar seguidores reais e brasileiros

5 coisas indispensáveis no momento de construção de marca

1.    Compreenda qual é o lugar da sua empresa no mercado

A primeira coisa indispensável é compreender o mercado, tanto para quem já possui uma empresa, como para quem ainda irá abrir um negócio.

Logo, você precisa coletar o máximo de informações sobre os seus clientes, concorrência direta e indireta, assim como, informações sobre seus produtos e/ou serviços.

Após buscar por todas as informações, é necessário cruzar os dados para fazer algumas análises com o intuito de verificar diversos fatores como, por exemplo:

  • Porque a maioria dos clientes compra ou compraria da sua empresa?
  • O que faz clientes comprarem dos concorrentes?
  • Como a concorrência interage com o público por meio das mídias sociais?
  • Qual é a linguagem utilizada pelos clientes?

Com esses fatores você irá identificar se a sua marca está no caminho certo, ou se é preciso realizar algumas mudanças para mudar de caminho.

indispensáveis no momento de construção de marca

2.    Construção de personalidade para sua marca

Se você irá abrir um negócio deve se basear na pesquisa realizada sobre o seu público para construir a personalidade. Assim sendo, para formar uma imagem para sua empresa responda as seguintes questões:

  • Quais são as palavras que estão associadas à sua marca?
  • Que tipo de personalidade chama a atenção do seu público?
  • Como a sua marca é descrita?
  • Que tipo de personalidade deseja que os clientes enxerguem sobre a sua empresa?

3.    Defina um slogan para sua empresa

Definir um slogan é de extrema importância, pois, é a forma de fazer com que os clientes se lembrem da sua empresa.

Além disso, por meio do slogan a personalidade da sua empresa é reforçada.

Portanto, ele deve ser curto para que os clientes consigam memorizar e, ao mesmo tempo, relevante, isto é, de acordo com o seu negócio.

Para te ajudar nessa tarefa observe alguns slogans:

  • Amo muito tudo isso do McDonald’s;
  • Feito para você do banco Itaú;
  • A cerveja que desce redondo da Skol;
  • Todo mundo usa da Havaianas;
  • A verdadeira maionese da Hellmann’s.

Esses são apenas alguns slogans famosos, mas, se não colocássemos o nome da empresa, será que você se lembraria de qual empresa é cada slogan?

Se a resposta foi sim, é esse o objetivo da construção de marca para sua empresa.

Além de se lembrar da empresa, qual é a sua percepção sobre cada uma delas? Logo, as percepções positivas podem servir como exemplo, já as negativas como aprendizado para que faça diferente.

4.    Defina um logotipo

Se já possui um logotipo esse é o momento de analisá-lo para verificar se o mesmo transmite a história, produtos e personalidade da empresa.

Vale ressaltar que apenas um profissional deve fazer o logotipo para sua empresa, afinal, queremos gerar boas sensações no cliente, não é mesmo? Então, invista nos serviços de um profissional.

logotipo

5.    Padronize as ações para lidar com problemas

Não é novidade que sua empresa irá receber críticas e pode enfrentar problemas financeiros, aliás, é algo comum que acontece com todas as empresas.

O problema é não saber lidar com essas situações e tomar atitudes que prejudiquem a imagem da sua empresa.

Para que isso não aconteça o ideal é padronizar o atendimento e estabelecer medidas para lidar com as adversidades.

Enfim, o processo de construção de marca não é da noite para o dia, ou seja, é um processo longo. Assim sendo, as coisas indispensáveis no momento de construção de marca devem ser guiadas por valores para ter sucesso com esse processo.

Precisando de ajuda para construir a sua marca? Entre em contato com a Seja Vistoo.

3 comentários em “5 coisas indispensáveis no momento de construção de marca”

Os comentários estão encerrado.

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)