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4 conceitos fundamentais para a gestão da redes sociais

Segundos o serviço de consultoria TBS Research International, nove em cada dez brasileiros pesquisa produtos na web antes de comprá-los. Nesse cenário, manter uma boa gestão das redes sociais é fundamental para prospectar clientes e posicionar uma empresa no meio digital.

Isso é muito mais do que apenas criar site, blog e redes sociais. É necessário entender o público, dialogar e oferecer a informação que ele necessita.

Em primeiro lugar manter um bom gerenciamento de mídias sociais é mais fácil do que você imagina. Assim nesse artigo, nos selecionamos três conceitos fundamentais para uma gestão de mídias sociais que revolucionará a sua empresa. Continue acompanhando e saiba mais.

Saiba como elevar a gestão de mídias sociais a um novo patamar.

Conheça quem está te ouvindo na gestão das redes sociais

A base das mídias sociais é a comunicação. Tanto é que as redes sociais foram idealizadas para servirem como canais de conversa e troca de experiências. Esse elemento nunca deve ser ignorado na hora de posicionar sua marca no ambiente digital.

A primeira pergunta a se fazer é: com quem eu estou falando? A resposta a essa simples questão servirá como apoio para todo o plano de gestão de mídias sociais. Ela conduzirá a definição da persona com a qual a empresa manterá um diálogo em toda sua campanha.

Em gerenciamento de mídias sócias, persona é um indivíduo hipotético que pode representar o público a quem se deseja comunicar. A partir dos dados gerados pelas mídias da empresa, define-se caraterísticas como sexo, idade, costumes, interesses, gostos, inquietações…

Para uma definição eficiente, é fundamental embasar toda a sua construção em dados reais e analisados profundamente. Quanto melhor a pesquisa, mais detalhada será a persona e isso possibilitará uma comunicação muito mais assertiva.

Não erre ao definir sua persona, contrate uma empresa que é referência em consultoria para mídias digitais: sejavistoo

Leia também: 5 coisas indispensáveis no momento de construção de marca

Entenda a Dinâmica de canal

gestão das redes sociais

Uma boa estratégia de marketing entende que cada canal de mídia tem uma lógica de funcionamento própria. Por isso, não basta possuir o melhor conteúdo: é necessário saber o melhor horário e dia para publicá-lo. Caso uma empresa não atente para isso, está jogando fora boas oportunidades.

Outro aspecto relevante a esse quesito é avaliar o comportamento do público em cada mídia social. Existem redes sociais em que o público buscará uma comunicação mais formal e refinada, como no Linkedin. Em outras mídias, o público esperará o exato oposto.

Em redes como o Instagram, o público, muito provavelmente, será mais atraído pelo conteúdo engraçado (memes) ou pela comunicação direta. Assim, a interação se estabelecerá quando o público perceber que a empresa “sofre e rir” pelas mesmas coisas que ele.

Dessa forma, um mesmo cliente pode esperar tipos diferentes de conteúdo de uma mesma empresa em mídias distintas. Isso será melhor definido com uma observação atenta da reação do público a cada publicação. Esse é um trabalho para uma boa empresa de gerenciamento de redes sociais.

Há ainda a possibilidade de criar conteúdo para atingir apenas uma parcela do público. Ao perceber o engajamento em uma certa faixa etária, por exemplo, deve-se gerar conteúdo específico para esse grupo.

Os consultores da sejavistoo podem ajudar sua empresa com essa etapa.

Gestão das redes sociais: Engaje

No marketing digital, todo conteúdo deve ser direcionado a duas finalidades: engajar ou venda. Engajar significa motivar o público a interagir com a empresa até o momento da compra. Antes de pensar em engajar, porém, é necessário possuir um público que poderá tornar-se cliente.

Sem um público “aquecido”, será como se sua empresa estivesse tentando vender uma peça de carne bovina para um vegano. Nem o melhor marqueteiro do mundo poderia realizar essa proeza.

Existem várias táticas para alcançar um público qualificado. A melhor e mais rápida delas é contratar os serviços da tenhamaisleads, referência no assunto. Ao contratar essa consultoria, sua empresa estará muito à frente da concorrência.

Agora que você já possui um público “quente”, é necessário conduzi-los até o ponto de compra. Para tanto, o conteúdo deve partir de temas mais gerais para pontos mais específicos. Tomemos como exemplo um negócio físico, como uma academia, que deseja captar mais clientes mensalistas.

gestão das redes sociais

Para atrai o público, deve-se iniciar gerar publicações que abordem temas gerais. É possível dialogar até com temas que não tratem sobre vida de musculação necessariamente. ”Como acordar cedo”, “como ser mais produtivo”, “como evitar a procrastinação” podem ser ideias iniciais.

Acima de tudo é importante, em cada postagem, incluir uma chamada para ação, o que o usuário deve fazer após ler sua postagem. Portanto inclua frases tais como “se gostou, cole nos seus stories e ajude mais pessoas”. Isso garantirá a replicação do conteúdo e a aumento da sua relevância.

Logo após essa primeira etapa, é importante gerar conteúdos cada vez mais específicos. Ainda para o exemplo da academia, crie títulos como “X vantagens de que pratica exercícios físicos”, “academia ou ar livre? ”. Nessa fase, é normal que seu público se torne cada vez mais afunilado.

Tem dúvidas sobre alguma dessas etapas? Acesse: sejavistoo

Venda gestão das redes sociais

gestão das redes sociais

Agora que você já conhece o público, criou conteúdo de impacto e estabeleceu diálogo é hora de vender. (Se você ainda tem dúvidas quanto a geração de público, a equipe da tenhamaisleads é especialista nesse assunto.)

Se você fez tudo certo, seu lead comprará qualquer produto que você deseja vender, basta fazer a oferta. Muitas empresas, por medo de perder o público, atrasam muito esse momento. Ainda assim tenha em mente que se seu público não comprar de você, comprará do seu concorrente.

Então não aqueça público para que outra pessoa faça a venda. Ofereça o produto e utiliza mecanismo de escassez para que o potencial cliente está diante de uma oferta irrecusável. Faça uso de títulos como “essa oferta tem prazo limitado” ou “eu não sei quando oferecerei esse produto outra vez”.

Assim o ponto de vendas é crucial para uma empresa do meio digital. Para entender qual o melhor momento de oferecer o produto e como fazê-lo, entre em contato com a sejavistoo é atinja resultados excelentes.

Portanto se você aprendeu algo com esse artigo, envie-o para seus amigos mais próximos e compartilhe o conhecimento com eles.

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